As operações de assistência e resgate conduzidas pela Aviação do Exército Brasileiro no Rio Grande do Sul continuam durante a noite. Com o uso de equipamentos de última geração, a Operação Taquari 2 mantém a visibilidade necessária para voar mesmo em condições de baixa luminosidade. Os óculos de visão noturna atuam como amplificadores de luz, permitindo que os militares realizem suas operações mesmo em locais com pouca iluminação.

Esses equipamentos, embora pequenos, desempenham um papel crucial ao garantir condições ideais de voo em terrenos difíceis e com visibilidade ruim. São essenciais para o sucesso das missões de resgate e, sobretudo, para transporte de suprimentos, como medicamentos, água e alimentos.
Nove helicópteros
No estado do Rio Grande do Sul, o Exército Brasileiro dispõe de nove helicópteros em operação, incluindo modelos como Pantera K2, Fennec AvEx, Cougar e Jaguar.
Até o momento, o Comando Conjunto Sul já resgatou mais de 44 mil pessoas nos 340 municípios afetados por chuvas e enchentes. A Operação Taquari 2 mobiliza mais de 240 embarcações, 42 aeronaves, duas mil viaturas e diversos equipamentos de engenharia, sendo essenciais para prestar assistência à população do Rio Grande do Sul.