Enquanto as ações de resgate continuam, com militares das três Forças Armadas e membros de dezenas de instituições operando em conjunto para o resgate de milhares de pessoas, percebe-se uma batalha política para dominar a narrativa nas redes sociais. As postagens do centro de comunicação social do Exército cada vez mais assumem um tom inclusivo, deixando o governo de fora e tentando mostrar que há cooperação entre os militares, órgãos envolvidos e sociedade civil nas ações executadas.
Um dos últimos posts do Exército Brasileiro em seu perfil no Twitter, por exemplo, diz que há uma corrente de solidariedade e trabalho em busca de assistir os atingidos pela tragédia.
“Gente da nossa gente… Força da nossa Força… Essa tragédia afeta a todos, civis e militares. Como sempre, desde o início, estamos com o RS, na corrente de solidariedade e trabalho.”, diz o post nessa manhã de sexta-feira (10/05/2024) pelo Exército Brasileiro.
https://twitter.com/exercitooficial/status/1788731954801582171
No final da entrevista coletiva dessa tarde de sexta-feira o Ministro da Defesa, ao lado dos comandantes da Marinha e da Força Aérea, disse que há pessoas tentando se aproveitar politicamente da tragédia.
“uma palavrinha com os jornalistas… só para terminar. Eu queria fazer um apelo aos senhores. Todos os senhores são testemunhas do esforço gigante todo o governo Lula tá fazendo em prol dessa catástrofe que tocou a todos nós mas existe alguns desavisados que tem nos atrapalhado. Nós estamos sendo vítimas, principalmente as Forças Armadas, de fake News, de pessoas que enquanto nós estamos lutando para salvar vidas essas pessoas estão pensando em eleições em votos em agredir as pessoas. Isso é um movimento que não tem nada que ver com partido com ideologia nós estamos tratando de seres humanos.
Estamos tratando de um importante estado brasileiro que está passando pelo momento de dificuldade e eu faço um apelo que os senhores façam também uma campanha e combatam para que essas pessoas saiam de suas trincheiras políticas venham nos ajudar aqui fora, ajude ao Rio Grande do Sul e depois retornem para as suas batalhas políticas e eleitorais porque esse momento exige responsabilidade Fraternidade e amor ao próximo.
Nós Precisamos verdadeiramente trabalhar pelo Rio Grande do Sul senhores e senhoras Muito obrigado avisaremos o horário da coletiva de amanhã muito obrigado” Disse José Múcio
Revista Sociedade Militar