O comando do Exército Brasileiro tem se esforçado para passar uma boa impressão sobre as ações dos militares no socorro e salvamento da população do Rio Grande do Sul. Segundo informações oficiais recebidas pela Revista Sociedade Militar, até a manhã dessa terça-feira as ações somavam mais de 68 mil resgates.
Nesse final de semana o General de Exército Tomás Miguel Miné, comandante da força terrestre, foi filmado sobre um veículo blindado e até entrando em um imóvel com água pela canela. Entretanto, a resposta por parte da sociedade não foi positiva e o vídeo não recebeu muitas interações. A postagem havia alcançado até essa tarde de terça-feira, 14 de maio de 2024, apenas 37 mil impressões no Twitter.
O paradoxo da semana
O paradoxo da semana no que diz respeito à veiculação de vídeos, é de fato surpreendente. Uma gravação de vídeo com apenas 19 segundos de duração, que mostra militares da força desembarcando material de uma aeronave, foi compartilhado milhares de vezes e, somando-se apenas os três maiores perfis que o compartilharam, já alcançou mais de 1 milhão de visualizações.
O efeito passado pelo vídeo é justamente o contrário do que provavelmente se esperava ao distribui-lo. Em uma das postagem houve mais de 6 mil participações na forma de comentários, a esmagadora maioria foram em tom de reprovação.
Perfil | Visualizações |
Kim D. Paim | 857,700 |
RM-NOTÍCIAS RJ | 146,300 |
Agro Do Brasil Oficial | 15,600 |
https://twitter.com/kimpaim/status/1788890162887586150
Pelo que se verifica em comentários nas redes sociais, a impressão passada foi extremamente negativa. As pessoas mencionaram aparência de desânimo e que estacionar a cerca de 20 metros do avião foi errado, fazendo com que os soldados perdessem grande tempo passando pacotes de mão em mão.
Alguns comentários feitos nas redes sociais perguntam: “por quê não deu uma ré?”. Caso se tratasse de uma aeronave de asas rotativas seria compreensível que se estacionasse um pouco mais afastado por conta do risco oferecido pela hélice.
Os comentários
“O desânimo do @exercitooficial é nítido devem pensar : o que estou fazendo aqui ? Será que pintei o meio fio do quartel? Será que capinei o jardim do general? . Tipo isso. “
“O impressionante é que parece que estão brincando com essa catástrofe toda, né?! É estranho, não posso crer que seja falta de discernimento. Só pode ser um boicote mesmo, dos soldados, para avacalhar de vez a imagem do exército”
“@kimpaim Por que os militares NÃO deram RÉ no caminhão?”
Robson Augusto* – Revista Sociedade Militar
Militar R1, especialista em inteligência e marketing