O Correio Nacional (CAN) e a Aviação de Transporte completaram 93 anos e a data foi comemorada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em uma cerimônia realizada na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ), nessa quarta-feira, dia 12 de junho.
De acordo com a FAB, o evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, e recepcionado pelo Comandante da BAAF, Coronel Aviador Elio de Almeida Abreu Junior.
Também estavam presentes na cerimônia, o Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, membros do Alto-Comando, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB), Comandantes, Chefes, Diretores, Prefeitos de Organizações Militares e Graduados-Master das Guarnições de Aeronáutica dos Afonsos, Santa Cruz e do Galeão.
Na cerimônia, o Major-Brigadeiro do Ar Cezar Ney Britto de Mello, recebeu uma placa em reconhecimento às suas ações. Também foram lembrados nomes importantes para o CAN, como Nelson Freire Lavenére-Wanderley, Casimiro Montenegro Filho, Lemos Cunha e Eduardo Gomes.
Já o representante dos veteranos Coronel Aviador Alexandre Nogueira de Sousa recebeu o estandarte do antigo Comando de Transporte Aéreo em simbolismo ao compromisso da Aviação de Transporte.
Curtiss Fledgling K-263
No pátio da solenidade estava exposta a Aeronave Curtiss Fledgling K-263, que deu início ao Correio Aéreo Nacional em 12 de junho de 1931.
Foi nesta data que os Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenére-Wanderley transportaram o primeiro malote com duas cartas do Rio de Janeiro (RJ) até São Paulo (SP).
Nos dias de hoje, a FAB conta com 13 unidades para Aviação de Transporte que, juntas, operam as aeronaves KC-30, KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom.
As bases estão localizadas em diversas regiões do Brasil, como Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).