RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Forças Armadas Ministério da Defesa

Tenente-Coronel do Exército Brasileiro é primeiro colocado no Líbano: curso de estado maior, operações militares, estratégia e negociação

Ao longo do curso, os alunos aprimoram o processo de tomada de decisão militar e o pensamento crítico para analisar, decidir e resolver problemas em ambientes operacionais complexos.

por JB Reis
15/07/2024
A A
Tenente-Coronel Jeronymo na “Fouad Chahab Academy for Command and General Staff”. Imagem: Exército Brasileiro

Tenente-Coronel Jeronymo na “Fouad Chahab Academy for Command and General Staff”. Imagem: Exército Brasileiro

O Tenente-Coronel Eduardo Jorge Jeronymo obteve a primeira colocação do Curso de Comando e Estado-Maior da Fouad Chahab Academy for Command and General Staff das Forças Armadas Libanesas, sendo incluído na galeria de honra da escola.

Na cerimônia de diplomação, o oficial recebeu o certificado de conclusão das mãos do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Libanesas, Major General Hassan Audi.

O Curso capacita oficiais superiores das Forças Armadas Libanesas e de nações amigas para o assessoramento e condução de organizações militares dos níveis Brigada e superior. Ao longo do curso, os alunos aprimoram o processo de tomada de decisão militar e o pensamento crítico para analisar, decidir e resolver problemas em ambientes operacionais complexos.

O curso tem a duração de 11 meses

O Curso de Comando e Estado-Maior em inglês foi realizado em sua primeira edição e teve a duração de 11 meses, abrangendo disciplinas que foram do nível tático ao estratégico, tais como geopolítica e defesa nacional, operações militares, comunicação estratégica e negociação.

Além disso, foi realizado um mestrado acadêmico junto à Universidade do Líbano, um curso de pós-graduação em análise de Defesa e Segurança Estratégica pela Universidade Americana de Ciências e Tecnologia e uma viagem de estudos ao Centro de Estudos Estratégicos da Universidade de Defesa Nacional dos Estados Unidos da América, em Washington-DC, ocasião em que foi realizado um seminário sobre a participação estadunidense no Oriente Médio e Sul da Ásia.


A presença de militares brasileiros em instituições de ensino militar estrangeiras é parte dos Objetivos Estratégicos do Exército

O Tenente-Coronel Jeronymo concluiu o mestrado acadêmico com o trabalho “As Respostas Brasileira e Libanesa face à crise migratória”, e obteve a primeira colocação entre os oficiais alunos.

O objetivo do tema foi o de identificar as principais medidas adotadas pelo Brasil, por ocasião da Operação Acolhida, que poderiam ser adotadas no contexto Libanês, de forma a contribuir com as ações que visam amenizar os efeitos da crise migratória síria que afeta o país desde 2011.

O militar, em seu discurso de despedida, comentou sobre a importância do Curso de Comando e Estado-Maior no Líbano:

“A oportunidade de realizar um curso nesse nível, no Oriente Médio, região importantíssima no contexto mundial e conviver com militares de outras nações (Turquia, Líbano, Jordânia), permitiu grande troca de conhecimentos e experiências que extrapolaram a área militar e que agregaram sobremaneira para o aprimoramento pessoal e profissional do Oficial de Estado-Maior”.

A presença de militares brasileiros em instituições de ensino militar estrangeiras é parte dos Objetivos Estratégicos do Exército, que visam incrementar a integração, a cooperação e a confiança mútua entre as nações amigas, bem como projetar a imagem do Brasil e do Exército Brasileiro no cenário internacional. Nota do Exército Brasileiro: https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/brasileiro-se-destaca-em-curso-de-comando-e-estado-maior-no-libano?p_l_back_url=%2Fsearch%3Fq%3DAcademia%2BFouad%2BChahab 

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Exército sofre bombardeio de críticas por usar soldados como “pilastras” para equitação de oficiais 14/05/2025
  • Direitos do vigilante: gravidez, faltas, INSS, transferência e férias; veja o que diz a lei e entenda seus benefícios 14/05/2025
  • Polícia Judicial: inscrições com dias contados! Não perca a oportunidade de trabalhar em um destes tribunais e conquistar liberdade financeira na carreira dos seus sonhos 14/05/2025
  • Exclusivo: Presídio civil abre portas para militar da Marinha condenado pelo 8 de janeiro 14/05/2025
  • Como são as provas da ESA? Entenda as etapas do Concurso para Sargento do Exército: inscrições terminam nesta semana 14/05/2025
  • Operação Guacamaya: Militares brasileiros teriam atuado ao lado dos EUA em operação secreta para retirar opositores da embaixada argentina em Caracas, na Venezuela? Bastidores levantam suspeitas 14/05/2025
  • O general designado para operação de segurança de líderes mundiais e comitivas na Cúpula do Brics 14/05/2025
  • As motocicletas militares do Brasil que são usadas desde a Guerra Mundial 14/05/2025
  • Marinha abre mais de 300 vagas de nível médio para Oficiais da Marinha Mercante! Saiba como participar 14/05/2025
  • Embraer abre 200 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.400 para estudantes de todo o Brasil 14/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.