O Uruguai anunciou a compra de seis aviões de combate A-29 Super Tucano, fabricados pela Embraer, por US$ 100 milhões, segundo informa o site El Pais.
A aquisição, que visa renovar a frota da Força Aérea Uruguaia (FAU), foi confirmada pelo ministro da Defesa, Armando Castaingdebat, durante reunião na Comissão de Defesa do Senado nesta segunda-feira, 8 de julho.
Segundo Castaingdebat, os aviões serão pagos em um período de 10 a 15 anos e a compra inclui um pacote tecnológico. A escolha do Super Tucano se deu por sua reputação como líder mundial em sua categoria, com mais de 260 unidades encomendadas e 500 mil horas de voo, das quais 60 mil em operações ativas.
Técnicos da Embraer, empresa brasileira responsável pela produção dos aviões, já estão no Uruguai para iniciar o processo de intercâmbio com a FAU. A expectativa é que os Super Tucanos sejam entregues nos próximos anos.
Já o noticiário Subrayado destacou a fala do ministro da Defesa, ao sair do Parlamento, afirmando que essa aquisição representará “um antes e depois na Força Aérea Uruguaia, numa política de blindar o máximo possível a fronteira do Uruguai”. A compra deverá incluir um pacote tecnológico.
O ministro, por fim, também informou a aquisição de um avião Brasília.