RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Geopolítica

30 mil toneladas de explosivos, mísseis Iskander e armamento norte-coreano: Ucrânia atinge arsenal vital da Rússia! Impacto direto no conflito?

O que havia no arsenal russo destruído pela Ucrânia que Putin acreditava ser inexpugnável: 30.000 toneladas de munição, bombas planadoras e mísseis norte-coreanos

por Noel Budeguer
19/09/2024
A A

O ataque realizado pela Ucrânia pode ter sido o maior golpe contra um depósito militar de Moscou desde o início de 2022. Especialistas acreditam que impactará negativamente o grupo operacional setentrional do exército russo, incluindo o fornecimento para as tropas de Kursk, Belgorod e Bryansk.

Um dia após o devastador ataque da Ucrânia contra um estratégico arsenal russo, mais detalhes começaram a ser revelados sobre o armamento armazenado na instalação localizada na região de Tver. Para atacar o depósito de Toropets, localidade a cerca de 380 quilômetros a noroeste de Moscou e a cerca de 500 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, Kiev usou mais de 100 drones explosivos de fabricação nacional, segundo autoridades de inteligência ucranianas.

O ataque, realizado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia, juntamente com as Forças de Inteligência e de Operações Especiais da Ucrânia, pode ser o maior golpe do exército ucraniano contra o arsenal de Moscou desde o início de 2022.
A explosão do ataque foi tão forte que estações de monitoramento de terremotos a captaram como se fosse um pequeno sismo, enquanto a NASA informou uma série de focos de calor detectados por seus equipamentos a partir do espaço.

É muito provável que a destruição da munição armazenada afete negativamente o grupo operacional setentrional do exército russo, segundo especialistas militares.

A importância do depósito atacado pelo Ucrânia

O armazém tinha uma área de mais de 5 quilômetros quadrados e um perímetro de mais de 12 quilômetros. (Maxar Technologies/REUTERS)

Renovado em 2018, estima-se que a instalação de Toropets armazenava toneladas e toneladas de material militar, incluindo explosivos, projéteis de artilharia e mísseis balísticos.
O ex-vice-ministro da Defesa russo Dmitry Bulgakov – que foi preso no início deste ano por acusações de corrupção – disse, após as renovações, que o local atendia aos “mais altos padrões internacionais” e podia defender armas de mísseis e “até mesmo de um pequeno ataque nuclear”.
O armazém tinha uma área de mais de 5 quilômetros quadrados e um perímetro de mais de 12 quilômetros.

Que armamento estava armazenado nas instalações

A cidade de Toropets está situada a cerca de 470 quilômetros ao norte da fronteira ucraniana, e a destruição da munição que lá estava armazenada afetará, com toda probabilidade, negativamente o grupo operacional setentrional do exército russo, incluindo o fornecimento para as tropas de Kursk, Belgorod e Bryansk.
De acordo com fontes ucranianas, o local militar de Toropets abrigava depósitos de combustível, bem como mísseis Iskander, Tochka-U, bombas aéreas guiadas e munição de artilharia variada.

Tropas russas carregam um míssil Iskander em um lançador móvel em um local não revelado na Rússia. (Serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia via AP, Arquivo)

A destruição dos mísseis Iskander seria especialmente grave para Moscou. Trata-se do sistema móvel de mísseis balísticos de curto alcance mais moderno do exército russo, equivalente ao ATACMS americano. Pode carregar várias ogivas convencionais diferentes, incluindo uma ogiva de munições de fragmentação, uma ogiva de explosão aprimorada de combustível e ar, uma ogiva de fragmentação de alto explosivo, um penetrador de solo para quebrar bunkers e um dispositivo de pulso eletromagnético para missões anti-radar. O míssil também pode carregar ogivas nucleares.

Entre a munição destruída também havia mísseis balísticos norte-coreanos de curto alcance KN-23 (Hwasong-11Ga), segundo informou à AP outro funcionário da Inteligência da Ucrânia. Acredita-se que o KN-23 tenha sido usado pela primeira vez em combate durante a invasão russa, após um número desconhecido de mísseis balísticos norte-coreanos terem sido transferidos para a Rússia em outubro de 2023, de acordo com informações desclassificadas da inteligência dos EUA. Rússia e Coreia do Norte assinaram, em junho, um pacto histórico que previa assistência militar mútua entre Moscou e Pyongyang.

O chefe do Centro Ucraniano de Combate à Desinformação, Andriy Kovalenko, também afirmou que, além de sua própria munição, a Rússia também havia começado a armazenar munição norte-coreana em Toropets.
Especialistas militares consultados pelo Infobae confirmaram que alguns dos depósitos do local (como os que aparecem na imagem abaixo) poderiam armazenar mísseis de curto e médio alcance usados pela Rússia para atacar alvos na Ucrânia.

As imagens coletadas pelo serviço de satélites Maxar mostram claramente a extensão dos danos causados pelo ataque ucraniano com drones, que provocou uma série de explosões. As imagens mostram grandes colunas de fumaça cobrindo grande parte da área, enquanto uma visão mais detalhada da zona de armazenamento de munições indica que os incêndios arderam por várias horas em e perto de alguns bunkers, segundo observou George Barros, chefe da equipe da Rússia no Instituto para o Estudo da Guerra (ISW).

Partes de um míssil que as autoridades ucranianas acreditam ter sido fabricado na Coreia do Norte e utilizado em um ataque em Kharkiv no início do ano (REUTERS/Vyacheslav Madiyevskyy/arquivo).

Os bunkers de armazenamento

A maior parte da munição estava presumivelmente armazenada no subsolo, então a incógnita é se a Ucrânia usou algum drone que pudesse ter penetrado o interior dos bunkers.
Por enquanto, ainda é impossível realizar uma avaliação completa dos danos devido à densa fumaça que cobre o local. No entanto, a possível destruição dos bunkers também poderia ter sido causada pelo fato de Moscou não ter respeitado suas próprias normas ao colocá-los muito perto uns dos outros, por exemplo. Fotos de satélite tiradas nos dias anteriores ao ataque também mostraram a munição empilhada ao ar livre, algo que explicaria as detonações tão poderosas como consequência dos ataques.

A Ucrânia tem usado seus veículos aéreos não tripulados de produção nacional para atacar o interior da Rússia, alcançando áreas tão profundas quanto a cidade de Orsk, localizada a 1.800 quilômetros de sua fronteira.
O sucesso dos ataques ucranianos no interior da Rússia tem se tornado mais comum à medida que Kiev desenvolve sua tecnologia de drones.

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky, que nesta quarta-feira celebrou o ataque contra o arsenal russo, também está buscando a aprovação dos países ocidentais para que a Ucrânia utilize as armas sofisticadas que estão fornecendo para atacar alvos dentro da Rússia. Alguns líderes ocidentais têm se oposto, temendo serem arrastados para o conflito.

Parte da estratégia de Kiev consiste em atacar alvos militares, munições e infraestruturas dentro da Rússia, além de fazer com que a população civil sofra algumas das consequências da guerra, que se desenrola em grande parte dentro da Ucrânia.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Comandante da PMERJ destaca importância da cavalaria em evento no RJ: Regimento de Polícia Montada é homenageado por sua atuação tática e social, mostrando como tradição e tecnologia caminham juntas na segurança pública 16/05/2025
  • A letal estratégia brasileira de guerrilha naval com submarinos, mísseis e drones para afundar o porta-aviões da Marinha dos EUA em caso de invasão na ilha Fernando de Noronha 16/05/2025
  • O segredo dos motores a diesel militares: por que os propulsores dos Humvees e caminhões táticos podem funcionar até debaixo d’água e durar mais de 30 anos 16/05/2025
  • Os capacetes balísticos de última geração: como a tecnologia que protege forças especiais está 50% mais leve e 30% mais resistente que há uma década 16/05/2025
  • O sistema de suspensão indestrútivel dos veículos militares MRAP: como a tecnologia que salva vidas em zonas de guerra está revolucionando caminhonetes civis 16/05/2025
  • Oficiais do Exército admitem “caixa 2” para eventos da “confraria dos camaradas”: soldados usados como garçons, dinheiro coletado de empresas “amigas” e até cobrança de ingressos no quartel 16/05/2025
  • Inscrições abertas: Concurso da Guarda Municipal, sem limite de idade, paga quase R$ 4 mil! Basta ter nível médio 16/05/2025
  • Tem nível técnico? Marinha está selecionando interessados para ingresso em diversas áreas 16/05/2025
  • Gesto político de Lula em apoio a Putin cria tensão com países europeus e ameaça o maior acordo militar da história recente da FAB: Suécia teme vazamento de informações do projeto Gripen para a Rússia, o que pode travar a transferência de tecnologias da Saab para os caças brasileiros 16/05/2025
  • Mais um caça é engolido pelo Mar Vermelho: em menos de cinco meses, EUA perdem três aeronaves e expõem fragilidade do poder aéreo, levantando suspeitas sobre falhas técnicas, manobras arriscadas e ataques rebeldes 16/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.