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Concorde vs. caças a jato modernos: quem era o mais rápido?

Mach 2 é uma velocidade impressionante, sem dúvida. Mas será que era superior à de caças militares comuns?

por Rafael Cavacchini
16/11/2024
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Concorde sendo escoltado por caças da RAF durante desfile no Jubileu de Ouro da Rainha, junho de 2002.

Concorde sendo escoltado por caças da RAF durante desfile no Jubileu de Ouro da Rainha, junho de 2002. Foto: Divulgação / RAF

O Concorde, famoso avião supersônico de passageiros, foi sobretudo um marco da aviação comercial. Projetado para cruzar o Atlântico em menos da metade do tempo de aeronaves convencionais, como o Boeing 747, esta magnífica aeronave podia alcançar uma velocidade de Mach 2 (cerca de 2.470 km/h). Era uma velocidade impressionante, sem dúvida. Mas será que era superior à de caças militares comuns?

A Revista Sociedade Militar resolveu investigar.

Comparativo de velocidades supersônicas

Embora impressionante para um jato comercial, o Concorde ficava aquém da performance de muitos caças militares. Entre os aviões militares, sobretudo caças, a velocidade supersônica é um trunfo:

  1. MiG-29 Fulcrum: Este caça soviético pode atingir Mach 2,25 (2.778 km/h), superando o Concorde em mais de 300km/h.
  2. F-15 Eagle: um dos caças mais confiáveis da Força Aérea dos EUA, o F-15 alcança velocidades de até Mach 2,3 (2.831 km/h).
  3. F-22 Raptor: Embora sua velocidade oficial seja de Mach 2,2 (2.717 km/h), o F-22 certamente pode exceder esse limite.

Essas capacidades colocam os caças bem acima do Concorde em termos de velocidade máxima. É possível concluir, portanto, que acompanhar o jato comercial não é um desafio para aeronaves militares de ponta.

Concorde: um avião digno de ser escoltado

Por conta de sua incrível velocidade e por ser um símbolo da aviação moderna, o Concorde frequentemente voava com escoltas de caças em ocasiões especiais. Uma dessas missões ocorreu nos anos 1980, quando o presidente francês François Mitterrand estava a bordo de um Concorde sobrevoando Djibouti. Durante o voo, quatro caças acompanharam o avião supersônico com facilidade, demonstrando a diferença de capacidade entre o Concorde e os jatos militares.

4 caças franceses escoltam avião supersônico Concorde com presidente francês à bordo.
4 caças franceses escoltam avião supersônico Concorde com presidente francês à bordo. Foto: Divulgação
Caças neo-zelandeses escoltam Concorde da British Airways.
Nova Zelândia recebe um Concorde da British Airways. Foto: Divulgação / RNZAF

Concluindo: enquanto Concorde foi projetado para conforto e eficiência em voos transatlânticos, os caças a jato são otimizados para combate aéreo, aceleração e manobras extremas. Assim, apesar de não ser o mais rápido, o Concorde representava sobretudo uma conquista única na aviação comercial. Contudo, os caças modernos continuam a liderar em desempenho supersônico e versatilidade operacional.


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