A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) firmaram um novo acordo para aprofundar os estudos sobre a adaptação do C-390 Millennium, aeronave de transporte tático, para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) com foco em patrulha marítima. O anúncio foi feito durante uma feira de defesa realizada em Brasília.
A parceria, inicialmente anunciada em abril deste ano, avança de forma estruturada para atender às demandas atuais e futuras da FAB. Segundo o comandante da Força Aérea, Marcelo Damasceno, as análises têm como objetivo adaptar a aeronave às necessidades estratégicas de monitoramento marítimo, destacando a versatilidade do modelo C-390.
Imagens conceituais divulgadas pela Embraer mostram o C-390 equipado com um pod de vigilância montado sob a fuselagem e mísseis antinavio acoplados sob as asas. Essa configuração evidencia o foco em operações de patrulha e defesa marítima, embora sem incluir elementos típicos de guerra antissubmarino, como tubos de lançamento de sonoboias ou torpedos.
A ausência de recursos como o detector de anomalias magnéticas sugere que o projeto está direcionado para missões específicas de patrulha e ataque marítimo, priorizando flexibilidade e rapidez. A Embraer ressalta que o objetivo é expandir as capacidades da aeronave em missões ISR, enquanto otimiza custos e adaptações para os operadores.
O C-390 Millennium é uma das aeronaves mais modernas do portfólio da Embraer, amplamente utilizada em transportes estratégicos. Com essa nova proposta, o modelo poderá abrir novos mercados e atender a um segmento crescente de vigilância marítima e inteligência em cenários de defesa global.
Com informações de: flightglobal