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Exército Brasileiro recebeu viaturas blindadas de combate da Alemanha após testes no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Campo de Provas da Marambaia, no RJ

Exército Brasileiro recebe viaturas blindadas de combate de Cavalaria Centauro II BR, concluindo testes operacionais e homologação para a Força Terrestre

por Sociedade Militar
07/01/2025
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No dia 30 de dezembro de 2024, penúltimo dia do ano, o Exército Brasileiro (EB), através da Chefia de Material (CMat) do Comando Logístico (COLOG), assinou o termo de recebimento definitivo (TRD) das duas viaturas blindadas de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II BR. Recentemente concluíram seus testes operacionais, finalizando com êxito o termo de contrato nº 122/2022-COLOG/COEX/DMat, de 15 de dezembro de 2022. Essa homologação capacita o sistema de armas para entrar em operação, de acordo com informações da própria Força Terrestre.

As duas viaturas do lote de amostra, que chegaram ao Brasil em 17 de agosto e 02 de setembro, respectivamente, após uma “queda de braço” com o governo da Alemanha, passaram por uma série de rigorosos testes de avaliação no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), conhecido como “Campo de Provas da Marambaia”, no Rio de Janeiro (RJ).

Esses testes foram essenciais para comprovar a eficácia das viaturas no combate de Cavalaria. Os testes também ocorreram no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), em Rosário do Sul (RS). Agora, as viaturas se encontram na fábrica da IDV LATAM, em Sete Lagoas (MG), onde passam por um processo completo de recuperação (“retrofit”) para serem entregues como “novas” para a Força Terrestre.

Exército Brasileiro recebeu viaturas blindadas de combate da Alemanha após testes no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Campo de Provas da Marambaia, no RJ

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“Exército Brasileiro avança nas negociações para aquisição de viaturas blindadas Centauro II”

Continuam as negociações entre o EB e a empresa italiana CIO para a aquisição definitiva do lote de 96 unidades de produção e seu cronograma de entregas, bem como um novo plano de acolhimento. Espera-se que a assinatura do primeiro lote de produção, de sete unidades do Centauro II BR, ocorra durante a LAAD 2025.

Os lotes iniciais serão adquiridos diretamente do fabricante na Itália. No entanto, de acordo com as negociações em andamento, a partir de uma determinada quantidade entregue, eles deverão ser produzidos no Brasil, na unidade da IDV LATAM, em Sete Lagoas. Isso aumentará gradativamente o índice de componentes nacionalizados, conforme as palavras de Humberto Spinetti, presidente da IDV LATAM, em entrevista à T&D, publicada na edição 177. Esse processo reforça o compromisso da Força Terrestre com a nacionalização de sua tecnologia.

Vale lembrar que, no dia 25 de novembro de 2022, o EB anunciou que o Centauro II BR, do Consórcio Iveco–OTO Melara (CIO), venceu a concorrência internacional do projeto VBC CAV – MSR 8X8, destacando sua superioridade no combate de Cavalaria.

“Centauro II: referência em blindados caça-tanques e a inteligência estratégica”

Desenvolvido pela CIO, uma “joint venture” entre as empresas italianas Iveco Defence Vehicles (IDV) e Leonardo, o Centauro II BR é considerado a referência em blindado caça-tanques sobre rodas. Ele é o único criado especificamente para esse fim, e não uma viatura blindada de transporte de pessoal adaptada.

Como sucessor do Centauro B1, ele possui um peso aproximado de 30 toneladas e está equipado com uma torre Leonardo HITFACT MkII, de terceira geração, armada com um canhão de 120 mm e 45 calibres. Está em operação no Exército Italiano e sendo negociado com diversos países.

O projeto, aprovado em 11 de dezembro de 2020, pela PORTARIA – EME/C Ex Nº 275, tem suas origens no Grupo de Trabalho (GT) NOVA COURAÇA, em 2019. Ele refere-se à aquisição inicial de 98 viaturas do Centauro II BR (a demanda é de 221), com seu respectivo suporte logístico (SLI) e um sistema de simulação.

Na primeira consulta pública, realizada entre 22 de março e 31 de maio de 2021, 55 empresas demonstraram interesse e 28 modelos foram ofertados. Esse número foi reduzido a cerca da metade no refinamento do projeto, realizado em 16 de novembro. Na entrega oficial das propostas, apenas seis modelos se apresentaram, em grande parte devido à exigência de que a viatura já estivesse em produção seriada, o que foi uma decisão inteligente do EB para garantir a eficácia no combate de Cavalaria e atender às necessidades da Força Terrestre.

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