Intercâmbio entre a Marinha do Brasil e a Armada Paraguaia fortalecem a América do Sul com conhecimentos e experiências entre as Forças Armadas
Marinha do Brasil qualifica Tenente de Fragata Piloto Aviador Naval do Grupo Aeronaval de Helicópteros da Armada Paraguaia como instrutor de voo visual noturno
Após a XIII Reunião de Estados-Maiores, e conforme o Plano de Cooperação 2023-2024 entre a Marinha do Brasil (MB) e a Armada Paraguaia (ARPAR), o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) destacou-se em um importante evento da América do Sul. Entre os dias 16 de outubro e 21 de dezembro de 2024, o Comandante do Grupo Aeronaval de Helicópteros da Armada Paraguaia, Tenente de Fragata Piloto Aviador Naval Abraham Josué Narvja Melgadejo, participou de um intercâmbio crucial. O objetivo principal era promover a qualificação do militar como Instrutor de Voo.
Marinha do Brasil realiza intercâmbio inovador com a Armada Paraguaia para formação de instrutor de Voo
O treinamento, com uma carga horária total de 41 horas, focou no domínio técnico da aeronave AS350BA Esquilo (UH-12). Durante esse período, o Tenente Abraham Josué participou de aulas teóricas abrangentes. Os tópicos incluíram aerotécnica, procedimentos, limitações e técnicas para lidar com emergências. Além disso, o treinamento compreendeu estágios de voo Alfa, que visavam a qualificação no modelo específico. Também foram realizados estágios Kilo para qualificação como instrutor, além de abordagens para o voo visual noturno.
Para o Comandante do EsqdHU-61, Capitão de Fragata Rafael De Azevedo Pereira, essa experiência foi transformadora. Ele declarou que a recepção de um profissional de uma força armada estrangeira é um marco significativo, tanto para o participante do curso quanto para a instituição como um todo. Este intercâmbio, segundo ele, representou uma valiosa oportunidade de fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre Brasil e Paraguai. Realmente, permitiu o compartilhamento de conhecimentos e experiências enriquecedoras entre as forças armadas de ambos os países.
A Marinha do Brasil e a Armada Paraguaia continuam a trilhar um caminho de colaboração que não só aprimora as habilidades individuais, mas também fortalece as decisões estratégicas conjuntas na América do Sul. Esses intercâmbios não são meros treinamentos, mas etapas fundamentais para desenvolver capacidades e promover a Interoperabilidade e a união entre as forças armadas.