A Guarda Civil Municipal ganhou uma nova atribuição nessa quarta-feira, dia 05 de fevereiro. A partir de agora, os agentes municipais de segurança passarão a reforçar a vigilância das escolas públicas tanto no horário de entrada dos alunos, quanto na hora da saída e ao longo de todo período escolar, dentro das unidades.
A medida, no entanto, é válida somente para a cidade de São Paulo, mas pode abrir precedentes para que outras cidades se inspirem no modelo. O projeto piloto na capital paulista foi anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Neste primeiro momento apenas as escolas municipais com maior índice de vulnerabilidade e ocorrências de crimes é que farão parte do projeto. As escolas estão espalhadas por toda cidade, de Norte a Sul.
“Serão dois GCMs que estarão o tempo todo acompanhando na entrada, na saída e dentro aqui do ambiente [escolar] com orientação da diretora. A diretora que vai orientar como é que ele [o guarda] vai poder ajudar nesse trabalho, além das câmeras [conectadas com o Smart Sampa]”, disse o prefeito.
As escolas da capital paulista, de acordo com o prefeito, estão equipadas com câmeras de segurança conectadas diretamente ao sistema Smart Sampa, um programa de segurança da prefeitura que utiliza câmeras de vigilância e inteligência artificial com reconhecimento facial com o objetivo de monitorar a cidade.
“Se alguém entrar aqui [na escola] fora do horário, essas câmeras têm uma tecnologia de detectar e comunicar o Smart Sampa”, explicou Nunes. Os guardas municipais que aderirem ao projeto irão atuar no contraturno, conforme explicou o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando.
Ainda segundo o secretário, os GCMs irão atuar dentro das escolas com o fardamento habitual, além de pistola, algema, colete a prova de balas e rádio para comunicação com as outras equipes. Contudo, segundo a prefeitura paulista, armas como fuzis estão proibidas.
Novo concurso para suprir a demanda
A prefeitura disse ainda que pretende aumentar o efetivo municipal com a contratação de mais dois mil agentes para que seja possível levar o reforço de segurança para todas as escolas municipais. O efetivo atual consegue oferecer suporte para cerca de 800 escolas.
Escolas que terão presença da GCM
- EMEF Anna Silveira Pedreira
- EMEF Prof. Edivaldo Dos Santos Dantas
- EMEF Profª Eliza Rachel Macedo De Souza
- EMEF Presidente Epitácio Pessoa
- EMEF Brigadeiro Faria Lima
- EMEF Deputado Flores Da Cunha
- EMEF Prof. Gabriel Sylvestre Teixeira De Carvalho
- EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso
- EMEF Prof. Henrique Melega
- EMEF Ibrahim Nobre
- EMEF Profª Izabel Aparecida Cristovao Da Luz
- EMEF Jardim Fontalis
- EMEF Prof. João Ernesto De Souza Campos
- EMEF João XXIII
- EMEF Cel. Pm José Hermínio Rodrigues
- EMEF Jose Maria Lisboa
- EMEF Profª Maria Ap. Do Nascimento
- EMEF Saturnino Pereira
- EMEF Pe. Serafin Martinez Gutierrez
- EMEF Profª Wanny Salgado Rocha