A China está avançando rapidamente no desenvolvimento do Type 004 , seu primeiro porta-aviões movido a energia nuclear. Imagens de satélite e relatórios recentes indicam uma intensificação das atividades no estaleiro de Dalian , onde a construção do navio está em andamento.
Novas estruturas observadas no local, incluindo catapultas semelhantes às C3 e C4 , sugerem testes cruciais para o projeto. Um mock-up do caça J-15 foi identificado, reforçando a hipótese de que esses sejam os primeiros módulos confirmados do Type 004 . Há relatos de um possível segmento de convés com trilhos para catapultas, mas ainda não está claro se essa estrutura faz parte de um módulo de testes ou representa um estágio inicial da construção.
O maior porta-aviões do mundo em desenvolvimento
O Type 004 tem potencial para ser o maior porta-aviões do mundo , com uma posição estimada entre 110.000 e 120.000 toneladas , superando o USS Gerald R. Ford da Marinha dos EUA. Sua estrutura terá aproximadamente 330 metros de comprimento e 83 metros de largura , tornando-o mais largo que seu equivalente americano.
O navio da Marinha Chinesa será movido por propulsão nuclear , tecnologia desenvolvida pelo Instituto de Energia Nuclear da China (NPIC) , garantindo maior autonomia operacional sem a necessidade de reabastecimento por décadas. Com essa inovação, o Type 004 poderá alcançar velocidades superiores a 30 nós , consolidando-se como um dos porta-aviões mais rápidos da história naval.
O reator nuclear do Type 004 está sendo desenvolvido dentro do Projeto Longwei , e um protótipo terrestre já foi identificado nas instalações do NPIC em Mucheng . Documentos de aquisição sugerem que o sistema de propulsão adotará um design elétrico integrado , permitindo o uso de tecnologias avançadas como catapultas eletromagnéticas (EMALS) , radares de última geração e equipamentos sofisticados de guerra eletrônica .
Tecnologia avançada e estratégia naval da China
O projeto dos porta-aviões Tipo 004 deve incluir EMALS , permitindo lançamentos mais eficientes de aeronaves pesadas. Imagens de satélite mostram um layout de convés que inclui duas catapultas na lateral de estibordo e uma pista angulada, possibilitando operações simultâneas de descolagem e pouso .
O hangar interno do Type 004 será capaz de acomodar uma grande frota de aeronaves, incluindo as caças J-15T , o furtivo J-35 e possivelmente um novo modelo, o J-50 . Além disso, espera-se que os porta-aviões também operem aviões de alerta antecipado KJ-600 , helicópteros Z-20F para guerra antissubmarino e UAVs para missões de reconhecimento e reabastecimento aéreo.
O Type 004 contará com sistemas defensivos avançados, incluindo armamentos CIWS , possivelmente do tipo Type 1130 , para defesa contra mísseis e aeronaves inimigas. Também poderá ser equipado com mísseis superficiais HQ-10 e sistemas de guerra eletrônica . Relatórios indicam que a China pode explorar o uso de armas de energia direcionadas , como canhões eletromagnéticos ou lasers , embora ainda não haja notificação oficial sobre sua implementação.
A construção dos porta-aviões Type 004 segue um cronograma acelerado, com previsão de montagem modular e estruturação do casco entre 2024 e 2025 , lançamento entre 2026 e 2028 e entrada em serviço entre 2030 e 2032 .
A evolução da frota de porta-aviões da China
A Marinha da China tem avançado rapidamente na construção de porta-aviões , passando pela adaptação de modelos estrangeiros para o desenvolvimento de projetos próprios. Após estudo de navios soviéticos e o HMAS Melbourne , a China lançou o Liaoning (Type 001) em 2012 , seguido pelo Shandong (Type 002) em 2019 e pelo Fujian (Type 003) em 2022 .
O Type 004 representará um salto tecnológico significativo, permitindo operações prolongadas e aumentando a projeção de poder da Marinha China no Indo-Pacífico e em outras regiões estratégicas. Se bem-sucedido, o projeto colocará a China no seleto grupo de países com porta-aviões nucleares , desafiando a superioridade naval dos Estados Unidos , que atualmente possui 11 unidades desse tipo .