Em entrevista ao vivo ao programa Roda Viva, da TV Cultura, exibido na noite desta segunda-feira, 10 de fevereiro, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro afirmou que Jair Bolsonaro não foi um bom presidente para as Forças Armadas.
A afirmação veio após o amigo de Lula ser questionado pela apresentadora Vera Magalhães se, do ponto de vista histórico, as Forças permitiram que Bolsonaro bagunçasse demais a hierarquia militar.
“Eu acho que, para as Forças Armadas, ele [Bolsonaro] não foi um bom presidente. Ele misturou as coisas, trouxe os militares para a política, criou um ambiente embaraçoso dentro das Forças. As Forças, hoje, têm essa consciência”.
Nesse momento, Vera provocou o ministro: “O senhor tem certeza disso?”
“Tenho”, respondeu Múcio.
Em outro ponto do programa, o chefe da Defesa foi questionado se Bolsonaro usou as Forças Armadas para ganhar poder ou foi usado por elas.
“Ele usou integrantes. As instituições não foram usadas. Agora, ele usou integrantes. Você tem um grupo, você tira um e seduz. Eu dou muito o exemplo do jogo de futebol. Você tem um jogo de futebol, tem um indisciplinado, o juiz tira ele pra fora e o jogo continua. O indisciplinado era aquele cidadão”.
Até hoje, Bolsonaro é muito criticado por integrantes das Forças Armadas, em especial de hierarquias mais baixas, por ter editado uma regra em maio de 2021 que autorizou generais do governo e outros integrantes do alto funcionalismo público a acumularem salários e aposentadorias acima do teto constitucional.
De acordo com levantamento feito pela Folha de São Paulo em maio de 2022, ou seja, um ano após a portaria de Bolsonaro, os militares do alto escalão tiveram um aumento anual de até R$ 350 mil reais.
Confira a entrevista na íntegra de José Múcio Monteiro ao programa Roda Viva