A Saab negou as acusações divulgadas por veículos de imprensa de que os Estados Unidos estariam vetando o uso do motor General Electric F414G no caça Gripen E, um dos modelos em disputa para substituir os Kfir da Força Aeroespacial Colombiana. Segundo as alegações, Washington estaria bloqueando as licenças para favorecer a venda do F-16 ao país sul-americano. A informação foi publicada pelo portal Aviation Report em 26 de fevereiro de 2025.
Saab rebate alegações sobre veto dos EUA
Horas após a circulação da notícia, Richard Smith, vice-chefe de Marketing e Vendas do Gripen na Saab AB, utilizou a rede social X para desmentir os rumores. O executivo declarou que as informações não eram precisas nem verdadeiras, ressaltando que todas as licenças e permissões necessárias estão em conformidade. Além disso, reafirmou que o Gripen E, com seu pacote logístico e industrial, continua sendo a melhor opção para a Colômbia.
Apesar da manifestação de Smith, até o momento a Saab não divulgou uma nota oficial sobre o assunto. O caso ganhou repercussão em meio ao impasse na definição do novo caça colombiano, já que o governo do país ainda não tomou uma decisão definitiva sobre qual aeronave substituirá os Kfir, que já estão no fim de sua vida útil.
Colômbia ainda sem definição sobre substituto do Kfir
Enquanto isso, os Estados Unidos continuam tentando promover o F-16 para as forças colombianas. Segundo informações da imprensa, o governo americano pretende se reunir com o novo Ministro da Defesa da Colômbia para apresentar as vantagens do caça e destacar a maior interoperabilidade com as forças armadas dos dois países.
O adiamento da decisão sobre a compra da nova frota preocupa analistas militares, já que a Colômbia corre o risco de desativar os Kfir sem ter uma aeronave substituta definida. O governo colombiano reafirma o compromisso de renovar sua força aérea, mas ainda não apresentou um plano concreto para a aquisição do novo caça.