Um vídeo do Exército Brasileiro, recordista de visualizações da força terrestre no Youtube, tendo como fundo a Canção do Exército, exalta os sentimentos de patriotismo por parte dos militares ao mesmo tempo em que reforça nos brasileiros a profunda certeza de que podem contar com os militares em momentos de insegurança e quando perceberem que há risco contra a soberania nacional. O material exalta a função de “guarda da pátria brasileira” exercida pelos Militares da força terrestre desde a fundação da instituição.
A função é defender a Pátria e garantir os poderes constituídos
O Exército Brasileiro, assim como Marinha e Aeronáutica, subordinados ao Ministério da Defesa e são – segundo a lei 6.880 de dezembro de 1980 – essenciais à execução da política de segurança nacional e destinam-se a defender a Pátria, a garantir os poderes constituídos, a lei e a ordem.
Postado em 10 de março de 2015, a gravação, que traz o Hino do Exército Brasileiro e vídeos de treinamentos militares realizados pelos oficiais e praças da força, alcançou até o momento exatos 14 milhões e 329 mil visualizações, com 322 mil curtidas.
Não se trata de somente cantar a letra da Música nos desfiles e formaturas militares. Veja a canção do Exército estrofe a estrofe e o que, segundo apurado pela Revista Sociedade Militar, ela significa para os militares do Exército Brasileiro e para todos que acreditam na lealdade e capacidade da força terrestre em derramar o sangue de seus soldados se for necessário. A letra é de autoria do Temente Coronel Alberto Augusto Martins e a música é de Teófilo de Magalhães.
Interpretação e Justificação Constitucional da canção do Exército no Vídeo postado no Youtube
“Nós somos da Pátria a guarda / Fiéis soldados / Por ela amados”
Essa estrofe reforça o papel Constitucional do Exército Brasileiro como guardião da soberania nacional e da ordem democrática, conforme estabelece o artigo 142 da Constituição Federal, que define as Forças Armadas como instituições permanentes e regulares, destinadas à defesa da Pátria e à garantia dos poderes constitucionais.
“Nas cores de nossa farda / Rebrilha a glória / Fulge a vitória”
Aqui, destaca-se a simbologia da farda militar, representando a história de vitórias e conquistas do Exército. O dever de manter a soberania nacional, conforme descrito na Constituição, reflete-se na glória, na exultação, no prazer de ostentar o uniforme verde oliva sempre impecável aliado ao objetivo de ter sempre o dever cumprido com dedicação e compromisso de fazer o melhor para alcançar a vitória.
“Em nosso valor se encerra / Toda a esperança / Que um povo alcança / Quando altiva for a Terra”
Essa estrofe reforça a esperança da sociedade de ter a força terrestre como socorro presente, como instituição que pode, caso seja necessário, garantir a estabilidade e a esperança da nação. A altivez da terra simboliza a soberania nacional, um dos princípios fundamentais do Estado Brasileiro.
“A paz queremos com fervor / A guerra só nos causa dor / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor”
Esse trecho da Canção do Exército expressa a preferência pela solução pacífica de conflitos, alinhando-se às diretrizes da política externa brasileira, que prioriza a resolução diplomática de questões diplomáticas, evitando ao máximo qualquer disputa com base no uso das armas. O trecho reafirma que os militares lutarão sem temor se assim for necessário, endossando a missão de defesa da soberania nacional diante de ameaças externas ou internas.
“Como é sublime / Saber amar / Com a alma adorar / A terra onde se nasce!”
A estrofe ressalta o sentimento de patriotismo, essencial para o compromisso dos militares com a defesa nacional. O Exército Brasileiro busca inspirar esse sentimento de amor pelo país em todos os militares, desde as academias de formação, como AMAN e Escola de Sargentos das Armas.
“E quando a nação querida / Frente ao inimigo / Correr perigo / Se dermos por ela a vida”
Aqui, enfatiza-se o juramento de todo militar brasileiro: a disposição de sacrificar a própria vida em defesa do país é um compromisso legal, o militar que recuar ou se acovardar está inclusive sujeito a penas extremamente severas, como a pena de morte em tempo de guerra.
Isso está em consonância com a missão constitucional das Forças Armadas de garantir a soberania e a integridade territorial.
“Assim ao Brasil faremos / Oferta igual / De amor filial / E a ti, Pátria, salvaremos!”
Essa estrofe reafirma o comprometimento das Forças Armadas com a defesa do Brasil, a menção ao amor filial reflete o pensamento dos militares, que consideram a pátria como uma verdadeira mãe, que jamais será abandonada pelo filho no momento em que corre perigo.
Ao final, a canção fecha tudo com chave de ouro, ao reiterar a promessa feita por todos os militares de “a Pátria Salvaremos”, fortalecendo o ideal de proteção e serviço à Pátria percebido por todos os brasileiros que hoje confiam nos militares que ostentam a farda verde oliva.