Um vídeo publicado pelo host do FalaGuerreiroCast, importante podcast no meio policial, teria mostrado, durante uma cerimônia oficial de passagem de comando da Esquadra da Marinha do Brasil, realizada na manhã desta sexta-feira (04/04), helicópteros militares sendo atacados a tiros por criminosos ao sobrevoarem a região do Caramujo, em Niterói (RJ), dominada pelo Comando Vermelho.
As aeronaves estariam participando da transmissão de cargo do Comandante em Chefe da Esquadra e realizavam sobrevoo sobre o Complexo de Mocanguê, onde está localizado o mais importante centro logístico e operacional da Marinha.
As imagens, compartilhadas em aplicativos como WhatsApp e Telegram, mostram ao menos seis aeronaves sobrevoando a área enquanto sons de disparos ecoam. O vídeo ganhou repercussão entre militares da reserva e especialistas em segurança pública, que expressaram indignação e classificaram o episódio como um marco grave da escalada da ousadia do crime organizado no Brasil.
No entanto, em nota oficial divulgada neste sábado (05/04), o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil negou qualquer percepção de tiros. Segundo o comunicado, as aeronaves estavam realizando treinamento com padrão de voo previamente estabelecido e em conformidade com as normas de segurança e com a coordenação dos órgãos competentes de controle de tráfego aéreo.
A nota afirma ainda que “não houve a percepção de tiros, conforme vídeo que circula nas mídias sociais, ou qualquer dano às aeronaves ou risco às suas tripulações.”
Além disso, algumas pessoas também levantaram dúvidas sobre a veracidade do vídeo, alegando que o áudio dos supostos disparos não seria original, mas sim retirado de outro vídeo, o que colocaria em xeque a autenticidade do material compartilhado nas redes sociais.
Assista a seguir:
Ver essa foto no Instagram