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Jato militar mais poderoso do Hemisfério Sul pode ganhar asas na Colômbia: guerra interna e frota obsoleta levam o país a buscar socorro no Brasil e investir pesado no KC-390 da Embraer em nova fase de rearmamento

A Colômbia está prestes a modernizar sua força aérea com um avião militar brasileiro em meio a um cenário de crise interna, alianças estratégicas, guerra contra rebeldes e negociações que podem mudar o equilíbrio militar na América do Sul.

por Alisson Ficher
09/05/2025
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Enquanto enfrenta uma das maiores crises de segurança interna das últimas décadas, a Colômbia está prestes a reforçar sua força aérea com um dos aviões militares mais avançados já produzidos no Hemisfério Sul.

Segundo informações do portal ”Aeroin‘, o cargueiro multimissão KC-390 Millennium, da Embraer, surgiu como o principal candidato para substituir os veteranos Hércules da frota colombiana.

No centro dessa possível aquisição está o fortalecimento das operações aéreas em território hostil, um desafio crescente para o país andino, que lida com conflitos armados, narcotráfico e grupos rebeldes armados.

A Colômbia avalia a compra de três unidades do KC-390, segundo confirmou o Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, em entrevista à agência Reuters.

A movimentação ocorre em um momento geopolítico delicado para Bogotá.

Após décadas tentando pacificar regiões dominadas por guerrilhas e cartéis, o governo do presidente Gustavo Petro passou a investir em renovação militar, com foco na eficácia operacional, interoperabilidade com aliados e soberania aérea.

Essa decisão vem logo após a Colômbia anunciar a aquisição dos modernos caças Gripen E/F, os mesmos em operação na Força Aérea Brasileira.

Agora, com o KC-390 na mira, o país demonstra um alinhamento crescente com tecnologias desenvolvidas ou adotadas pelo Brasil.

Um cargueiro militar de última geração que está conquistando o mundo

Desenvolvido pela Embraer em parceria com a Força Aérea Brasileira, o KC-390 é o maior avião já fabricado na América Latina.

Projetado para realizar desde transporte de tropas e veículos até reabastecimento em voo e evacuação médica, o Millennium tem se tornado um dos cargueiros táticos mais desejados por forças aéreas ao redor do mundo.

Com capacidade de operar em pistas curtas, ambientes não preparados e até mesmo em cenários de combate, o KC-390 é considerado um divisor de águas na aviação militar brasileira.

Atualmente, países como Portugal, Hungria, Áustria, Países Baixos e República Tcheca já encomendaram o modelo, além do Brasil, seu principal operador.

A entrada da Colômbia nesse grupo de compradores representaria um avanço estratégico para a diplomacia militar do Brasil na América do Sul, consolidando a Embraer como referência no fornecimento de tecnologias militares no continente.

Hércules em fim de carreira: a troca inevitável

A Força Aérea Colombiana (FAC) ainda opera seis aeronaves Lockheed C-130H Hércules, fabricadas nas décadas passadas e que, embora robustas, já demonstram limitações frente às exigências operacionais atuais.

Com sistemas defasados e manutenção cada vez mais onerosa, a substituição dessas aeronaves se tornou prioridade.

O KC-390 surge como substituto natural, oferecendo maior velocidade, maior capacidade de carga, aviônicos modernos e maior eficiência em missões táticas.

De acordo com o Ministro José Múcio, a Colômbia já demonstrava interesse prévio pelo cargueiro, e agora integra o seleto grupo de países em negociação ativa com a Embraer, ao lado de México, Índia, Polônia e Turquia.

O México, inclusive, recentemente foi apresentado oficialmente ao KC-390 durante uma visita militar, aumentando as expectativas de mais contratos na América Latina.

F-AIR Colombia: o palco do possível anúncio oficial

A negociação, ainda em andamento, poderá ter desfecho nas próximas semanas.

Há expectativa de que um anúncio oficial seja realizado durante a F-AIR Colombia, principal feira aeronáutica do país, marcada para julho de 2025.

Esse evento, de grande importância no cenário regional, reunirá fabricantes de todo o mundo e representantes das maiores forças armadas da América do Sul.

Caso o contrato seja confirmado, a Colômbia será o segundo país latino-americano a operar o cargueiro tático brasileiro, reforçando a imagem do KC-390 como um produto militar competitivo e confiável.

Além disso, o reforço na aviação colombiana traria implicações diretas para as operações de apoio logístico e combate às forças ilegais que atuam em regiões de difícil acesso, como selvas e zonas montanhosas.

A versatilidade do KC-390 pode se tornar peça-chave na guerra interna que o país enfrenta contra as dissidências das FARC, grupos armados e quadrilhas transnacionais.

Brasil ganha protagonismo com exportações militares

A possível venda à Colômbia é mais uma peça no tabuleiro da expansão internacional da indústria de defesa brasileira.

Nos últimos anos, a Embraer Defesa e Segurança ampliou sua carteira de clientes internacionais e aumentou sua visibilidade em feiras e eventos militares globais.

A linha de montagem do KC-390, localizada em Gavião Peixoto (SP), já se prepara para novos contratos.

Mais do que uma vitória comercial, o acordo com a Colômbia pode consolidar um novo eixo de cooperação militar sul-americano, com o Brasil como fornecedor de tecnologia de ponta e parceiro estratégico de países vizinhos.

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