O Exército Brasileiro acumulou 44.899 participações em operações de paz e desminagem humanitária no exterior, segundo um balanço oficial do Ministério da Defesa. Somadas às contribuições da Marinha, da Força Aérea Brasileira e de policiais militares, as missões internacionais registram 58.561 desdobramentos em 67 operações até 31 de março de 2026.
Mais de 36 mil desses registros estão ligados a uma única missão, no Haiti, encerrada em 2017. O tamanho da mobilização histórica contrasta com a presença brasileira informada atualmente pela Defesa: cerca de 70 militares distribuídos por nove operações internacionais.
Receba nossas notícias independente dos algorítimos das redes sociais, entre no nosso grupo agora
O levantamento reúne participações acumuladas ao longo de décadas, incluindo rodízios e diferentes empregos no exterior. Os 58.561 registros representam desdobramentos históricos, não o número de militares enviados ao mesmo tempo nem uma contagem comprovada de pessoas distintas.
Haiti concentrou 36.407 participações e manteve generais brasileiros no comando
Entre maio de 2004 e outubro de 2017, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, conhecida como MINUSTAH, recebeu 36.407 participações brasileiras. Sozinha, respondeu por aproximadamente 62% de todos os registros do levantamento de paz e desminagem.
O Exército liderou aquela operação com 29.812 registros. A Marinha somou 6.153, a FAB outros 366 e as polícias militares, 76. Os militares brasileiros integraram batalhões de infantaria, engenharia e estruturas de comando, além de atividades de apoio.
O Brasil exerceu o comando militar da MINUSTAH por meio de generais brasileiros. A missão também participou dos esforços de estabilização e reconstrução depois do terremoto de janeiro de 2010, que agravou a crise humanitária haitiana.

Exército representa 76,7% do histórico e Marinha aparece com mais de 12 mil registros
Os números compilados pela Subchefia de Operações Internacionais do Ministério da Defesa mostram o peso de cada instituição. O Exército responde por 44.899 desdobramentos, ou 76,7% do total documentado.
A Marinha aparece em segundo lugar, com 12.357 participações, equivalentes a 21,1%. A FAB contabiliza 804 registros, ou 1,4%, enquanto as polícias militares estaduais somam 501, correspondentes a 0,9%.
A distribuição acompanha o tipo de contingente empregado: batalhões terrestres participaram de operações prolongadas, enquanto navios, aeronaves, observadores militares e policiais foram mobilizados conforme as necessidades de cada missão.
As 67 operações incluem iniciativas da ONU, da OEA e outras missões internacionais
O balanço vai além das missões tradicionais de capacetes azuis. As 43 operações vinculadas ao Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas concentram 54.501 participações; outras 13, ligadas a assuntos políticos e consolidação da paz na ONU, somam 86.
Há ainda quatro iniciativas da Organização dos Estados Americanos (OEA), com 3.579 registros, e sete outras operações internacionais, responsáveis por 395. A soma dessas quatro categorias produz os 58.561 desdobramentos contabilizados pelo Ministério da Defesa.
O histórico começa antes das atuais missões de paz da ONU. Em 1948 e 1949, oficiais das três Forças Armadas acompanharam a situação dos refugiados e das fronteiras na região dos Bálcãs, na Grécia, em uma comissão internacional de observação.
Batalhão Suez levou 6.300 participações brasileiras ao Oriente Médio
A primeira grande experiência brasileira com tropa em missão de paz da ONU ocorreu no Egito, no Sinai e na Faixa de Gaza. Entre 1957 e 1967, o chamado Batalhão Suez contabilizou cerca de 6.300 participações do Exército, em sucessivos contingentes.
Os militares acompanhavam o cessar-fogo e supervisionavam a retirada de forças estrangeiras depois da crise de Suez. O emprego previa a manutenção da paz com consentimento das partes e uso limitado de armamento para autodefesa.
Em outra frente, a FAB participou de uma operação no Congo. Entre 1960 e 1964, foram 179 registros de aviadores e pessoal de apoio, envolvidos em missões com aeronaves de transporte e helicópteros em meio à instabilidade do país africano.
Angola recebeu batalhão, engenheiros e equipes de saúde do Brasil
Outra mobilização expressiva ocorreu na Angola da década de 1990. A terceira Missão de Verificação das Nações Unidas no país, a UNAVEM III, contabilizou 4.205 participações brasileiras entre fevereiro de 1995 e julho de 1997.
O contingente incluiu um batalhão de infantaria, uma companhia de engenharia, dois postos de saúde avançados, observadores e oficiais de Estado-Maior. Foram 3.395 registros do Exército, 760 da Marinha, 18 da FAB e 32 de policiais militares.
A operação acompanhava os compromissos de cessar-fogo e reconciliação entre o governo angolano e a União Nacional para a Independência Total de Angola, após anos de guerra civil.
Seis navios brasileiros atuaram no rodízio de comando marítimo no Líbano
A Marinha também acumulou uma participação extensa no Mediterrâneo. Entre novembro de 2011 e dezembro de 2020, seis navios brasileiros se revezaram como nau-capitânia da Força-Tarefa Marítima da ONU no Líbano, a UNIFIL.
Segundo o histórico publicado pelo Ministério da Defesa, 4.292 militares integraram especificamente essa força-tarefa. Um almirante brasileiro esteve à frente do componente marítimo durante aproximadamente uma década, até janeiro de 2021.

Os navios operavam no apoio à segurança marítima da missão. O quadro histórico geral da UNIFIL também contabiliza participações de militares brasileiros em outras funções ligadas à operação no Líbano.
Militares brasileiros ajudaram a preparar equipes para remover minas na Colômbia
Parte da atuação internacional ocorreu longe dos grandes batalhões. Na América Central e na Colômbia, equipes brasileiras participaram da supervisão, do treinamento e da verificação de trabalhos de desminagem humanitária.
Na Colômbia, programas de cooperação com a OEA e com as Forças Militares locais envolveram certificação, controle de qualidade e capacitação de unidades responsáveis pela remoção de minas antipessoais e artefatos explosivos.
As missões desse tipo envolvem especialistas e grupos menores, destinados a reduzir os riscos de explosivos deixados por conflitos para moradores de áreas rurais e equipes de trabalho.
Atualmente o Brasil mantém cerca de 70 militares no exterior e pode ser chamado para novas missões
O Ministério da Defesa informa que a presença brasileira atual se distribui por nove operações, com cerca de 70 militares em países e regiões como República Democrática do Congo, Líbano, Chipre, Colômbia, Sudão do Sul, Saara Ocidental, Somália, República Centro-Africana e Abyei.
O país exerce posições de chefia no Congo e em Abyei. Em maio de 2026, uma visita de avaliação da ONU examinou capacidades brasileiras mantidas em prontidão para possíveis missões futuras.
Um novo envio de unidades dependerá de decisão do presidente da República e aprovação do Congresso Nacional. Enquanto essa possibilidade permanece aberta, o balanço de março de 2026 registra décadas de deslocamentos brasileiros, do Canal de Suez às operações atuais de observação e desminagem.