Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

Quatro sobreviventes do voo 254 da Varig atravessaram a selva a pé para buscar socorro aos outros 38

Jefferson Silva
Por Jefferson Silva 03/10/2026 às 16:30
Compartilhar
Quatro sobreviventes do voo 254 da Varig atravessaram a selva a pé para buscar socorro aos outros 38
Boeing 737-200 PP-VMK da Varig no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em 1976. Foto de Jun Oizumi, Wikimedia Commons, CC BY-SA 4.0.

O aviso que eles levaram a uma fazenda de São José do Xingu guiou a FAB até os destroços, 44 horas depois do pouso forçado em Mato Grosso.

Na manhã de 5 de setembro de 1989, uma terça-feira, quatro sobreviventes do voo 254 da Varig deixaram os destroços do Boeing 737-200 PP-VMK na mata do norte de Mato Grosso e saíram a pé em busca de socorro. O grupo chegou à Fazenda Curumaré, em São José do Xingu, e às 17h15 UTC (14h15 em Brasília) o aviso de que havia sobreviventes chegou ao Centro de Coordenação de Salvamento da Força Aérea Brasileira em Belém, segundo o relatório final do acidente, assinado pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

O avião estava sumido desde a noite de domingo, 3 de setembro. Dos 54 ocupantes, 48 passageiros e seis tripulantes, 12 passageiros morreram e 42 pessoas sobreviveram, e foi a partir da fazenda que a FAB conseguiu chegar à clareira aberta pelo jato, cerca de 44 horas depois do pouso forçado.

Receba nossas notícias independente dos algorítimos das redes sociais, entre no nosso grupo agora

Entrar no grupo agora

Engenheiro, garimpeiro e mais dois passageiros na trilha

O relatório oficial não nomeia os integrantes da expedição. O jornal MidiaNews, de Cuiabá, que reconstituiu o caso em 2024 com base em documentos do Arquivo Nacional e no livro Voo Sem Volta, aponta quatro passageiros que saíram ilesos ou com arranhões: Epaminondas Chaves, Afonso Saraiva, Marcionílio Pinheiro e Antônio Farias.

Segundo o site Desastres Aéreos, Epaminondas de Souza Chaves era um engenheiro paraense de 36 anos e Afonso Saraiva, um garimpeiro de 19. O site Cavok fala em 40 quilômetros de caminhada pela mata. Pelas coordenadas que o próprio relatório registra para os destroços e para a fazenda, a distância em linha reta entre os dois pontos fica perto de 30 quilômetros.

A primeira noite sem conseguir tirar os feridos das poltronas

Os motores pararam às 23h45 UTC do dia 3, por falta de combustível, e a descida foi feita no escuro, com os faróis apagados e sem referência externa, descreve o relatório. Os primeiros impactos foram contra árvores de cerca de 30 metros, e a desaceleração arrancou poltronas da cabine de passageiros.

Na noite do dia 3 para o dia 4, foi impossível retirar os feridos que ficaram presos entre as ferragens das poltronas, por causa da pouca luz, do teto tombado e da gravidade das lesões. O socorro a essas pessoas começou na manhã seguinte, conduzido pelos próprios ocupantes.

Não havia kit de sobrevivência na selva a bordo, e faltaram remédios e material para curativos, o que agravou o estado de alguns feridos, registra o documento. Os investigadores destacaram a liderança do comandante e a experiência e a iniciativa da comissária-chefe na preparação para o pouso e no atendimento aos feridos.

Um riacho achado com a ajuda do garimpeiro

Ainda no dia 4, os sobreviventes organizaram uma primeira expedição, desta vez para encontrar água. Ela deu certo, segundo o relatório, pela presença no grupo de um garimpeiro cuja experiência na mata ajudou a achar um riacho perto do local.

Os investigadores classificaram os procedimentos de sobrevivência como intuitivos, porque a tripulação não tinha recebido treinamento específico para a selva. A presença do garimpeiro, diz o texto, contribuiu muito para o relativo sucesso da sobrevivência do grupo.

A baliza ligada com água de gelo derretido

Por volta das 11h UTC do dia 4, o comandante retirou do compartimento o transmissor localizador de emergência. O aparelho não era do tipo acionado por impacto, e sim por imersão em líquido, e foi ligado com a água do gelo derretido das caixas de refrigerantes, acrescida de urina, segundo o relatório.

Não deu para submergir o transmissor por inteiro, mas a ativação foi confirmada pela interferência que o sinal provocava no som do walkman de um dos sobreviventes. O alarme foi captado ainda naquela manhã pelo sistema de satélites Cospas-Sarsat, que o relatório descreve como ainda em fase experimental.

Como a FAB procurava o avião antes do aviso

Quatro horas depois da decolagem de Marabá, o centro de controle de Belém declarou a aeronave em fase de perigo, e o Centro de Coordenação de Salvamento acionou o 2º/10º Grupo de Aviação, de Campo Grande, para as buscas. A partir de 1h45 UTC do dia 4, o centro de Belém tentou obter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais os alarmes captados pelos satélites.

As primeiras coordenadas chegaram às 12h50 UTC do dia 4, por telefone, e outras três às 21h do mesmo dia. Os aviões de busca e salvamento da FAB ouviam de forma intermitente o sinal da baliza na frequência de 121,5 MHz, mas o equipamento de radiogoniometria das aeronaves nunca chegou a apontar a origem.

Às 10h20 UTC do dia 5, a maior parte dos recursos de busca foi concentrada na região de São José do Xingu. Do chão, os sobreviventes não conseguiram fazer sinalização eficaz para os aviões que passavam perto, e os fumígenos usados não funcionaram sob a mata fechada, aponta o relatório.

O rádio da fazenda e o Hércules sobre a clareira

Quem passou o aviso por rádio foi Belmiro Alves Ferreira, o Quincas, gerente de uma fazenda em São José do Xingu, segundo o MidiaNews. O site Cavok diz que os quatro foram levados da Fazenda Curumaré à Fazenda Ferrão de Prata, que tinha rádio. A informação chegou ao centro de Belém pelo centro de Brasília, ainda sem a posição geográfica da fazenda, que só depois foi marcada no mapa.

Três aeronaves de busca seguiram então para a área, e o SC-130 Hércules de matrícula 2462 avistou os destroços e lançou material de sobrevivência e de primeiros socorros, de acordo com o relatório. O Cavok e a Wikipédia atribuem o avistamento a um Bandeirante do serviço de busca e salvamento, às 16h25.

Para coordenar o resgate, a FAB montou um subcentro do Centro de Coordenação de Salvamento de Belém dentro da própria Fazenda Curumaré. Na mesma noite, um helicóptero retirou o primeiro ferido da mata.

Sessenta e três horas até o último sobrevivente

O primeiro e o último sobreviventes foram resgatados cerca de 48 e 63 horas depois do acidente, respectivamente, registra o relatório. Onze pessoas morreram no local, e outro passageiro morreu quando os feridos já estavam sendo atendidos, por volta de 48 horas após o pouso.

O número oficial é de 12 mortos, todos passageiros, com 17 feridos graves e 25 leves entre os 42 sobreviventes. O site Cavok fala em 13 mortes. O relatório não detalha quais equipes desceram até os destroços, nem se o PARA-SAR, tropa de resgate da FAB, participou da retirada.

Um rumo 270 no lugar de 027

O avião estava 1.100 quilômetros longe do destino. Antes da partida em Marabá, o comandante consultou o plano de voo computadorizado da Varig e inseriu no indicador de rumo a radial de 270 graus, quando a rota prevista para Belém era a de 027 graus, segundo o relatório.

O plano trazia o rumo com um dígito decimal sem a vírgula, e o copiloto repetiu o mesmo rumo nos seus instrumentos sem conferi-lo. Os investigadores apontaram falhas de leitura, de coordenação de cabine e de consulta às cartas de rota, além da ausência de contato da coordenação de voo da empresa com o avião depois do atraso significativo da chegada a Belém.

Kit de selva a bordo e baliza que liga no impacto

Entre as recomendações, o relatório mandou o Departamento de Aviação Civil restabelecer a obrigatoriedade do kit de sobrevivência na selva a bordo das aeronaves de transporte aéreo regular e estudar um substituto mais eficiente para o fumígeno. Para a Varig, a ordem foi trocar o transmissor acionado por imersão por um que atue por desaceleração. A empresa também teria de tirar do plano de voo o dígito decimal do rumo magnético.

A Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo recebeu a recomendação de gravar todas as comunicações dos órgãos de tráfego aéreo e de divulgar entre os centros regionais de busca e salvamento como funcionava o Cospas-Sarsat. Foram mudanças desenhadas a partir do que os 42 sobreviventes enfrentaram na mata: sem kit de selva, com uma baliza que dependia de líquido e com o socorro chegando pela caminhada de quatro passageiros.

guest
0 Comentários