Promotor pede que busto de Costa e Silva seja recolocado em seu local.
Fomos informados que o promotor de Justiça Pedro Togni ingressou com ação pública para que o município de Taquari restaure o busto construído em homenagem ao marechal Arthur da Costa e Silva, presidente do Brasil durante o regime militar. Conforme o promotor, a retirada infringiu a Constituição Federal de 1988, que estabelece ao agente público a obrigação de proteger direitos culturais e a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
Na avaliação do promotor, o ato “gerou indignação e repúdio da comunidade taquariense”. O prefeito Emanuel Hassen de Jesus (PT), determinou a retirada da obra da Lagoa Armênia, a principal praça da cidade. A ação do MP, com pedido de liminar, requer a imediata reconstrução da estrutura e recolocação no local de origem, sob pena de multa ao chefe do Executivo.
O busto foi retirado na terça-feira. Hassen explicou que a obra foi retirada para ser transferida a um museu na casa onde nasceu o militar. Sarcasticamente o prefeito acrescentou: “Vamos colocar lá também uma cópia do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV)”, completou.
Algumas pessoas têm enviado emails de congratulações ao promotor Pedro Togni pela iniciativa louvável. Um amigo leitor já fez isso, vejam sua sugestão.
O endereço eletrônico é [email protected] Caso queiram se associar à iniciativa, acho que estaremos contribuindo para que a justiça seja feita. Também entrei, já por duas vezes, na página da Prefeitura Municipal de Taquari, e no Fale Conosco (AQUI) deixei registrado o meu pensamento sobre o assunto, esculhambando o Prefeito. Se quiserem divirtam-se!
https://sociedademilitar.com.br