Mais uma vez um General do Exército recebe a missão e assume a responsabilidade de comandar as Forças da ONU (Organização das Nações Unidas) no Congo. Já é a 5º vez que um comandante militar brasileiro fica a frente das forças no Congo e este fato “reconhece a qualidade do profissional brasileiro em âmbito internacional”, diz general.
Em 4 de janeiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou o General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, do Exército Brasileiro (EB), para comandar a Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO). Ele substitui o General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa, também brasileiro, que terminou seu mandato em 28 de fevereiro.

“O fato de a ONU ter indicado, pela quinta vez, um general brasileiro para comandar esta que talvez seja a maior e mais complexa missão de paz, no coração do continente africano, reconhece, em âmbito internacional, a qualidade profissional do militar brasileiro”, disse, em entrevista a Diálogo, o Gen Div Miranda Filho.