RSM - Revista Sociedade Militar
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Forças Armadas Exército

O General Tomás, Comandante da AMAN quando Bolsonaro fez discurso político aos cadetes em 2014, diz em entrevista que quer despolitizar as Forças Armadas

por Jefferson S
09/04/2023
A A

O atual comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, em entrevista ao O Globo, disse que seu objetivo como Comandante “é afastar a política do Exército”. A fala gerou controvérsias nas redes, pois, como apontado, o General era o comandante da AMAN em 2014, quando Bolsonaro discursou para os cadetes se lançando candidato a presidência da república. 

O vídeo do episódio ainda está publicado no canal no youtube de Carlos Bolsonaro, na época, ainda como Deputado Federal, Jair Bolsonaro foi levado até os oficiais recém formados da AMAN e discursou para os mesmos. Na sua fala, ele disse: “Nós temos que mudar este Brasil, tá ok? Alguns vão morrer pelo caminho, mas estou disposto em 2018, seja o que Deus quiser, tentar jogar para a Direita este país!…”

Para alguns, esse episódio ficou marcado como o início da politização das Forças Armadas.

Agora, como Comandante do Exército, o General Tomás afirma que deseja reverter essa politização e focar no trabalho profissional da instituição. Entretanto, sua postura passada em relação à Bolsonaro tem sido debatida, levantando dúvidas sobre os reais motivos por trás da sua proposta de afastar a política do Exército.

Convite pelo WhatsApp

Ainda segundo o GLOBO, o convite para que o General Tomás assumisse o Comando da Tropa veio enquanto ele fazia “compras num supermercado de São Paulo”, quando recebeu uma ligação de um número desconhecido e, ao checar a foto no WhatsApp, descobriu que era o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. 

A maneira como este convite foi feito foi recebido com estranheza entre especialistas do meio militar. Piero Leirner, que estuda as Forças Armadas há 30 anos, disse o seguinte em seu twitter: 

“Eu realmente “quero acreditar” que um convite desses é feito pelo zap de “um número desconhecido”. Tipo desses que a gente recebe de loja: “passa lá prá ver nossas ofertas”. Só isso mereceria a demissão de todos eles – pela falta de “segurança de Estado”. Mas…”. Veja aqui a thread completa no twitter do Piero Leirner, onde ele comenta o press release sobre o General publicado no Globo. 

Leitor, deixe sua opinião nos comentários!

Notícias pelo Whatsapp

Não perca as notícias e artigos mais importantes da Revista Sociedade Militar! Clique aqui e entre no nosso grupo no Whatsapp e seja informado sempre que um novo conteúdo for publicado. 

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Revelada a operação secreta e real que levou policiais do Rio para combater tanques soviéticos na África 29/05/2025
  • Vagas para Temporários do Exército: ingresse como Cabo, Sargento ou Oficial sem precisar fazer prova! Veja como participar 29/05/2025
  • Decisão sobre reajuste dos militares foi prorrogada pelo presidente do Senado 29/05/2025
  • Marinha do Brasil testa os limites de 701 Aprendizes-Fuzileiros Navais: curso de formação noturno no CIAMPA atinge o ápice e leva resistência e disciplina ao extremo 29/05/2025
  • Sem trilhos, sem defesa na fronteira: Brasil pode perder território por falta de ferrovias 29/05/2025
  • Chance única na Força Aérea Brasileira: vagas para quem tem até 63 anos ingressar direto como Major, sem concurso! Saiba como participar 29/05/2025
  • Capelania Militar em Brasília é alvo de desvio de recursos 29/05/2025
  • O que há no Acre que atraiu a atenção do alto comando militar dos EUA? Especialista militar explica a polêmica visita do almirante Alvin Holsey ao Brasil 28/05/2025
  • Tiros de obuseiro em Santa Catarina avaliam nova carga de projeção usada pela artilharia do Exército 28/05/2025
  • B-2 Spirit em AÇÃO: A tecnologia que permite destruir sem ser visto 28/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.