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Sem trilhos, sem defesa na fronteira: Brasil pode perder território por falta de ferrovias

Exército pode falhar em defender fronteira do Brasil em caso de invasão de território e o problema está nos trilhos

por Thaís Souza
29/05/2025
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Imagina um país do tamanho do Brasil, com fronteiras em todos os cantos e um território que atravessa florestas, planaltos, serras e sertões. Agora pensa que, apesar disso tudo, ele ainda não tem uma malha ferroviária capaz de garantir a mobilidade de tanques, obuses e lançadores de mísseis em caso de crise. Parece absurdo? O Brasil pode até ser gigante, mas sem trilhos, sua defesa está vulnerável!

O Brasil, com seu vasto território, enfrenta desafios logísticos significativos, especialmente no que diz respeito à mobilidade militar. A capacidade de transportar rapidamente tropas e equipamentos pesados, como tanques e sistemas de artilharia, é crucial para a defesa nacional. No entanto, a infraestrutura ferroviária atual apresenta limitações que comprometem essa agilidade.

Mesmo com bilhões sendo investidos pelo governo federal em obras de infraestrutura, a logística militar continua dependendo de caminhões, balsas e aviões. Isso trava qualquer resposta rápida do Exército em emergências e, pior: limita até a escolha de armamentos modernos, porque muitos deles simplesmente não podem ser transportados pelas rodovias ou pelos trilhos que temos hoje.

Por que os trilhos são mais estratégicos que o asfalto?

Quando se fala em mobilidade militar, ferrovia é mais do que um meio de transporte: é uma questão de defesa nacional, elas oferecem vantagens significativas sobre as rodovias no transporte de cargas pesadas. Trens carregam centenas de toneladas com muito mais estabilidade e eficiência do que carretas.

Além disso, pontes ferroviárias costumam aguentar pesos maiores e não ficam vulneráveis a alagamentos e engarrafamentos como as rodovias. Sem contar que são menos suscetíveis a interrupções causadas por condições climáticas adversas ou acidentes.

É por isso que potências como os Estados Unidos mantêm suas próprias locomotivas dedicadas para o transporte de equipamentos militares pesados. Por lá, há uma malha pensada para deslocar rapidamente blindados e baterias de mísseis para qualquer região do território.

No Brasil, o cenário é outro: o país ainda opera com uma rede de trilhos fragmentada e subdimensionada, o que força o Exército a adaptar seu material de guerra ao que temos disponível em transporte, e não o contrário. O limite de peso dos vagões nas ferrovias nacionais, por exemplo, geralmente é de 40 toneladas, enquanto tanques modernos ultrapassam as 60 ou 70 toneladas.

Ferrovias brasileiras capazes de suportar cargas pesadas

Atualmente, a maioria das ferrovias brasileiras suporta apenas até 40 toneladas por vagão, o que limita o transporte de carros de combate modernos, que pesam entre 50 e 70 toneladas. Felizmente, alguns trechos ferroviários no Brasil já foram modernizados por conta da indústria de mineração e conseguem lidar com cargas mais pesadas. Entre os destaques:

  • Estrada de Ferro Carajás: Liga Parauapebas (PA) a São Luís (MA).

  • Estrada de Ferro Vitória-Minas: Conecta Vitória (ES) a Belo Horizonte (MG).

  • Malha Norte: Une Rondonópolis (MT) a Santa Fé do Sul (SP).

  • Ferrovia Norte-Sul: Trecho operacional entre Açailândia (MA) e Estrela d’Oeste (SP).

O problema? A falta de interligação estratégica entre essas ferrovias limita sua eficácia no contexto da defesa nacional. Por exemplo, não cobrem regiões críticas, como o litoral nordestino, o Sul e quase toda a Amazônia.

Desafios logísticos do Exército Brasileiro compromete defesa em caso de invasão de território

Um exemplo real ajuda a entender o tamanho do desafio em caso de invasão de território: A Divisão Encouraçada do Exército Brasileiro, equipada com tanques Leopard 1 de 42 toneladas, está baseada em Santa Maria (RS).Em 2015, um exercício simulou o transporte de um tanque M60 de 46 toneladas de Campo Grande (MS) até Roraima, percorrendo um trajeto de 8.480 km. Foram 10 dias de operação, com o blindado sendo carregado por rodovia até Porto Velho, depois por balsa militar até Manaus e, de lá, novamente por rodovia até Roraima.

Agora imagine repetir esse esforço saindo do Rio Grande do Sul, com tanques Leopard 1 (42 toneladas), estacionados em Santa Maria. A distância é ainda maior, e o tempo, mais crítico em caso de uma crise real, como um conflito na fronteira com a Venezuela que envolva o território brasileiro. Esse exemplo evidencia as dificuldades logísticas enfrentadas em situações de emergência.

Por que o tanque ainda importa para defender território brasileiro?

Mesmo com o avanço dos drones e mísseis de precisão, o tanque de guerra continua sendo o único armamento terrestre capaz de ocupar território hostil com força bruta. É o que os militares chamam de boots on the ground — presença física. E para garantir que esses blindados cheguem onde for preciso, o transporte pesado ferroviário é vital.

“Sem mobilidade blindada em larga escala, ficamos vulneráveis até mesmo dentro das nossas próprias fronteiras”, alertou o coronel Marcus Vinicius do Comando Logístico do Exército, em evento recente sobre segurança estratégica promovido pelo Ministério da Defesa.

Hoje, há duas prioridades claras para mudar esse cenário:

Concluir o trecho sul da Ferrovia Norte-Sul, conectando Estrela d’Oeste (SP) a Porto Alegre (RS). Isso deixaria a Divisão Encouraçada, baseada em Santa Maria, a poucos quilômetros de uma malha férrea pesada.

Estender o trecho norte da Ferrovia Norte-Sul além de Açailândia. A proposta é que ela vá até Boa Vista (RR), passando por Manaus e Macapá. Essa conexão estratégica permitiria uma resposta direta à fronteira venezuelana e garantiria integração com a região do Amapá — única fronteira terrestre brasileira com a Guiana Francesa, território europeu.

Realocar tropas também pode ser parte da solução para defender fronteira e território

Outra medida importante seria transferir parte da força blindada do Sul para o Centro-Oeste, onde o cerrado é ideal para o uso de tanques. Essa região central do país facilita respostas rápidas para qualquer direção, principalmente se conectada a uma ferrovia pesada moderna.

É o mesmo princípio adotado com o ASTROS 2020, sistema de artilharia de foguetes baseado em Formosa (GO). Hoje ele é transportado em aviões KC-390, que levam uma unidade por vez. Em guerra real, esse tipo de transporte é limitado e vulnerável. Um trem resolveria isso com eficiência e proteção antiaérea ao longo do trajeto.

Investimentos e construção em andamento

O governo brasileiro reconhece a necessidade de fortalecer a infraestrutura ferroviária para fins de defesa. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê investimentos significativos em ferrovias, incluindo e três grandes projetos ferroviários precisam ser acompanhados de perto porque têm papel fundamental na defesa do território nacional:

  • Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL): Ligando Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), cruzando o sertão nordestino. Conectará o Nordeste à Norte-Sul.

  • Transnordestina: Conectando o interior do Nordeste ao eixo da Norte-Sul. Essencial para reforçar o saliente nordestino em caso de ataque anfíbio.

  • Ferrovia Bioceânica: De Santos (SP) ao Acre, integrando o país de leste a oeste, o que seria um divisor de águas na logística militar e econômica.

Além disso, o governo planeja concluir o trecho sul da Ferrovia Norte-Sul, estendendo-a de Estrela d’Oeste (SP) até Porto Alegre (RS), e prolongar o trecho norte até Boa Vista (RR) e Macapá (AP), regiões estratégicas para a defesa nacional.

Considera-se também a realocação da Divisão Encouraçada para o Centro-Oeste, região com geografia propícia ao uso de blindados e posição estratégica para resposta rápida a qualquer região do país. Essa mudança, aliada à modernização da malha ferroviária, permitiria o transporte eficiente de equipamentos pesados, como o sistema de foguetes Astros 2020, atualmente limitado ao transporte aéreo por aviões KC-390.

Mapa De Ferrovias Do Brasil - REVOEDUCA

Trilhos são sinônimo de soberania

Essas obras ferroviárias não são só infraestrutura civil. Elas representam soberania nacional em estado bruto. Sem trilhos pesados interligando o país, o Brasil fica engessado frente a qualquer ameaça.

E mais: a expansão ferroviária não ajuda só na defesa, também reduz o custo do frete, alavanca o agronegócio, reduz a emissão de carbono e movimenta bilhões em investimentos logísticos, impulsionando a economia regional e nacional.

E aí, vai continuar no asfalto? Se você acredita que o Brasil precisa de uma estratégia de defesa moderna, baseada em trilhos e inteligência logística, compartilhe este artigo e deixe seu comentário aqui embaixo 

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