
Cinco anos após a sua incorporação ao Exército Brasileiro por meio do Serviço Militar Obrigatório, o jovem Felipe Gonçalves de Jesus Pinho, de 23 anos, foi declarado Aspirante a Oficial em uma cerimônia no 8º Batalhão de Polícia do Exército (8º BPE).
A jornada do militar, que ingressou soldado e hoje se forma como oficial temporário, é um exemplo de superação, perseverança, dedicação e meritocracia, um pilar do militarismo.
O Estágio de Serviço Técnico encerrou-se no dia 5 de abril, em cerimônia militar prestigiada pelo Comandante do Centro de Preparação de Oficiais e Colégio Militar de São Paulo (CPOR/CMSP), unidade em que servia o Soldado Pinho.
Para o seu Comandante, Coronel Alexandre Lückemeyer Carrion, a trajetória do Aspirante Pinho serve de inspiração para toda a tropa.
Em 2018, o Soldado Pinho iniciou sua trajetória como recruta do Exército. Por mérito, permaneceu engajado na unidade nos dois anos seguintes como soldado do efetivo permanente. Em 2020, foi promovido ao concluir com sucesso o Curso de Formação de Cabos.
Durante esse tempo, o jovem conseguiu conciliar a carreira militar e os estudos universitários, dedicando-se à graduação em Gestão da Tecnologia da Informação.
No ano passado, o Cabo Pinho foi aprovado no processo seletivo para Oficial Técnico Temporário, sendo designado para servir na Seção de Informática da 2ª Região Militar.
Agora, o Aspirante a Oficial vislumbra o seu futuro na carreira. “Estou ansioso para adquirir mais conhecimentos e pronto para os novos desafios como oficial. Quanto à minha experiência como praça do Exército, o sentimento é de dever cumprido. Sinto-me feliz por alcançar o oficialato”, afirmou.
Caminho semelhante percorreu o Aspirante Veronez, que também ingressou ao Exército como soldado em 2017.
Após cumprir o Serviço Militar Obrigatório, regressou à Força Terrestre em 2019, dessa vez como Sargento Temporário do CPOR/CMSP, após ser aprovado em processo seletivo. Em 2023, ele servirá na Seção de Informática da Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto (SP).
Fonte: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo
Vagas abertas no Exército para quem deseja seguir o mesmo caminho
O Exército Brasileiro está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado destinado ao Estágio de Instrução e de Preparação de Oficiais Temporários (EIPOT) na 2ª Região Militar. A oportunidade é voltada para brasileiros voluntários com nível superior em diversas áreas profissionais.
O salário inicial é acima de R$ 8.000,00 e as inscrições podem ser feitas até 17 de abril. As áreas de interesse incluem magistério, engenharias, teologia e cursos superiores de tecnologia-tecnólogo. Leia clicando aqui o nosso artigo completo sobre o processo seletivo no Exército para oficiais.
Notícias pelo Whatsapp
Não perca as notícias e artigos mais importantes da Revista Sociedade Militar! Clique aqui e entre no nosso grupo no Whatsapp e seja informado sempre que um novo conteúdo for publicado.