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O desempenho potencializado e funcionamento inusitado da motocicleta de uso militar de tração integral

Motocicleta Christini AWD: revolucionária tração integral e desempenho extremo a serviço das forças de elite dos EUA

por Sociedade Militar
25/05/2025
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Nas operações militares modernas, especialmente em ambientes hostis e de difícil acesso, a mobilidade tática ultraleve pode ser decisiva entre o sucesso e o fracasso de uma operação. É nesse contexto que se destaca a Christini AWD Military Edition, motocicleta equipada com tração nas duas rodas (AWD – All Wheel Drive), desenvolvida com base na Honda CRF450 e aprimorada especificamente para uso militar.

Preferida por unidades de elite como os Navy SEALs e demais Forças Especiais dos EUA, a Christini AWD faz uma combinação de robustez, discrição, leveza e desempenho fora de estrada, características que a tornaram um recurso estratégico já considerado como indispensável para infiltrações, reconhecimento e missões de resposta rápida.

A motocicleta de uso militar possui um motor de 450 cilindradas

A motocicleta é movida por um motor monocilíndrico de 450cc, quatro tempos, refrigerado a líquido, que fornece a potência necessária para enfrentar os terrenos mais severos. Sua principal inovação é o sofisticado sistema AWD (All-Wheel Drive), que distribui a força do motor para ambas as rodas. Esse sistema garante tração superior e controle absoluto, mesmo em superfícies irregulares, escorregadias ou montanhosas.

O sistema de tração dianteira da Christini é um dos seus maiores diferenciais e funciona de forma mecânica, sem eletrônica embarcada, o que aumenta a confiabilidade em campo. A potência é transmitida a partir da caixa de câmbio por uma corrente que alimenta uma embreagem deslizante. A partir daí, um eixo cardã sob o tanque de combustível conduz o movimento até o tubo ou telescópio dianteiro da motocicleta. Nesse ponto, um conjunto de engrenagens cônicas transforma o movimento longitudinal em rotação transversal, acionando dois eixos que movimentam as correntes de avanço fixadas na coroa do garfo dianteiro.

“A potência é transmitida por uma corrente a partir do pinhão secundário do contra eixo até um pinhão de entrada da caixa de engrenagens localizado dentro do quadro. Um eixo estriado de engate permite o acionamento do sistema AWD em tempo real”. integral. Fonte: https://christinimotorcycles.com/

Cada lado da coroa conta com uma roda dentada que gira um eixo cardã telescópico, localizado na frente de cada perna do garfo. Por fim, outro conjunto de engrenagens de coroa e pinhão gira a potência em 90 graus, transferindo o torque diretamente para a roda dianteira. O resultado é um sistema de tração dianteira robusto, confiável e de baixo desgaste, capaz de funcionar mesmo nas piores condições de terreno.

Esse conjunto mecânico exclusivo torna a motocicleta ideal para cenários em que o controle de tração é crucial, como lama, areia fofa e superfícies rochosas — contextos comuns em teatros de operações como o Afeganistão.

O relatório da RAND Corporation, que avalia as demandas do Exército dos Estados Unidos por mobilidade tática ultraleve, aponta que motocicletas como a Christini AWD são utilizadas não apenas em missões de combate, mas também em reconhecimento avançado, evacuação médica (CASEVAC) em locais de difícil acesso, escolta de comboios e patrulhamento em zonas urbanas e rurais, além de operações conjuntas com helicópteros como os MH-6 ou CH-47 Chinook, que podem transportar a motocicleta devido ao seu baixo peso (cerca de 135 kg).

Valores atualmente cobrados pelos equipamentos nos Estados Unidos

O cliente pode ainda equipar sua moto com uma extensa lista de acessórios táticos e funcionais, como: Z-Start Pro Auto Clutch (US$ 675), tampa de embreagem em alumínio billet (US$ 159), bateria de lítio de alta capacidade (US$ 128,95), radiadores Power-Flow (US$ 500), kit Boyesen Supercooler (US$ 189,95), protetores de radiador (US$ 220), sistema de bagageiro traseiro (US$ 174,95), tanque auxiliar de combustível (US$ 149,95) e revestimento MOLLE tático (US$ 599).

Esses itens tornam a motocicleta adaptável a missões variadas — de transporte de operadores com equipamento pesado a missões de longa duração em áreas remotas.

Com valor aproximado de US$ 17.500, o que equivale no Brasil a cerca de 90 mil reais, a Christini AWD exige um depósito de 50% para início da produção. Após a finalização, é entregue pronta para uso, podendo ser adquirida por forças militares, policiais e agências de emergência.

Embora ainda não classificada formalmente como veículo-padrão no inventário do Exército dos EUA, a RAND Corporation recomenda a institucionalização dessas plataformas ultraleves devido ao seu alto desempenho, flexibilidade logística e baixo custo operacional em comparação com veículos blindados ou 4×4 de grande porte.

Seja como meio de infiltração silenciosa, resposta rápida ou suporte a missões de reconhecimento, a Christini AWD Military Edition representa um novo padrão de eficiência, robustez e inovação no campo da mobilidade tática militar que deve aos poucos ser copiado por exército de todo o mundo.

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar
https://www.popularmechanics.com/cars/motorcycles/a8247/how-to-build-an-all-wheel-drive-motorcycle-14466480/

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