O concurso para Polícia Militar do Pará deu mais um passo importante. Isso porque o contrato entre a banca e o governo do estado foi assinado.
O documento foi divulgado oficialmente no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 28 de agosto.
Clique aqui para ler o contrato assinado na íntegra.
A expectativa agora é pela publicação do edital que deve ser lançado em breve, uma vez que todas as outras etapas já foram concluídas. O próprio governo paraense prevê a liberação do documento em breve, uma vez que as provas estão previstas para serem realizadas ainda neste ano.
Vale lembrar que a banca foi escolhida recentemente. Quem estará a frente do certame é o Cebraspe.
A banca será responsável por organizar e realizar todo o processo de seleção, das inscrições às provas até a homologação final do certame.
A dispensa de contrato com a banca foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 23.
PM PA irá oferecer mais de 4 mil vagas
Ao todo serão ofertadas 4.440 vagas ambos os sexos, distribuídas da seguinte forma:
- Soldados – 4 mil vagas;
- Oficiais – 400 vagas;
Quanto ganha um PM PA?
Atualmente, de acordo com a atualização mais recente prevista na Lei 9.038/2020, a remuneração para o cargo de soldado (após o curso de formação) é de R$ 3.053,39. Já para o cargo de oficial segundo-tenente (após o curso de formação) é de R$ 8.507,76.
Governo do Pará também fará concurso para outras polícias
Após autorização para concurso da Polícia Militar, o governo do estado do Pará anunciou também a realização de concurso para as polícias civil e cientifica.
Ao todo, são quase 5 mil vagas autorizadas para reforçar o quadro de efetivos da segurança pública paraense.
Para a Polícia Civil serão destinadas 237 vagas, sendo 100 para o cargo de escrivão e as demais 137 para carreiras administrativas que ainda serão informadas.
Já para a Polícia Cientifica, o governo do Pará prevê a criação de 246 vagas para os cargos de perito criminal, médico-legista e odontolegista, distribuídas para a sede em Belém e as demais coordenadorias de Altamira, Castanhal, Marabá e Santarém.
Apesar de autorizados, no entanto, os certames ainda precisam que os editais sejam publicados. Para isso, o governo paraense irá, primeiramente, realizar a contratação da banca. Contudo, a expectativa é que os editais sejam lançados ainda neste ano.
“O concurso para o Polícia Civil do Pará está autorizado com vagas para escrivães e área administrativa. Além disso, iremos chamar todos os remanescentes do último concurso, tanto delegados, quanto os investigadores. A PCPA aumenta o efetivo para atender as demandas nos 144 municípios do Pará!”, disse o delegado-geral da PC PA, Walter Resende.
Já sobre o concurso da Polícia Cientifica, o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral da Pcepa, informou que se trata de uma demanda antiga e necessária para atender o estado.
“Tratamos com a Seplad sobre a necessidade de um novo concurso, com objetivo de aumentar o nosso efetivo para todas as nossas unidades da Polícia Científica. A confirmação para o preenchimento das 246 vagas, entre os cargos de perito criminal, médico-legista e odontolegistas, mostra a boa disposição do Governo em atender essa demanda”, informou.
Em relação ao concurso para Polícia Civil, o delegado Walter Rezende, destacou a convocação dos excedentes do último concurso, realizado em 2020.
“O concurso para o Polícia Civil do Pará está autorizado com vagas para escrivães e área administrativa. Além disso, iremos chamar todos os remanescentes do último concurso, tanto delegados, quanto os investigadores. A PCPA aumenta o efetivo para atender as demandas nos 144 municípios do Pará!”, disse.
Último concurso PM PA foi realizado em 2020
O último concurso realizado pela Polícia Militar do Estado do Pará aconteceu em 2020. Na ocasião foram ofertadas 2.405 vagas. Quase 100 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das oportunidades.
Desse total, 2.310 vagas foram destinadas ao cargo de soldados (praças) para candidatos de ambos os sexos, sedo 2.079 para homens e 231 para mulheres.
Já as 95 vagas restantes foram reservadas ao cargo de oficiais, sendo 85 para homens e 10 para mulheres.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisou comprovar os seguintes requisitos mínimos (dependo do cargo), confira:
Soldado: Ensino médio completo, idade entre 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres;
Oficial: Ensino superior completo em direito, idade até 35 anos e altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres.
Os candidatos aprovados passaram por prova objetiva, exame de avaliação psicológica, exame de avaliação de saúde, teste de avaliação física e investigação dos antecedentes pessoais.
Para a prova objetiva foi exigido dos candidatos a resolução de 60 questões de múltipla escolha sobre os seguintes conteúdos:
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Noções de Direito Penal Militar;
- Noções de Direito Processual Penal Militar;
- Noções de Legislação Penal Especial;
- Noções de Direitos Humanos; e
- Legislação Institucional.