RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança

Exército realiza “Painel de gêneros”

por JB Reis
09/11/2023
A A

Como parte da programação do Exercício CORE 23, foi realizado o Painel de Gênero: “Mulheres, paz e segurança”, na manhã da última segunda-feira, 6 de novembro, no auditório da 22ª Brigada de Infantaria de Selva em Macapá (AP). O Painel também discutiu assuntos relacionados à presença da mulher na carreira militar.

O tema é parte de uma agenda global, regida pela Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que se baseia no reconhecimento das mulheres como agentes críticos na prevenção e resolução de conflitos e na reconstrução de sociedades estáveis em todo o mundo. 

Uma das palestrantes, a Chefe de Estado-Maior Conjunto da Guarda Nacional de Nova Iorque, General de Brigada Smith, tem 35 anos de carreira militar e disse que para alcançar o mais alto posto na Força americana foi preciso ser tenaz para superar os desafios.

“Houve alguns desafios que encontrei, no entanto, ao longo dos anos, aprendi a superá-los tanto na capacidade mental quanto na capacidade física. Encontrei maneiras de contornar isso e de garantir que saibam que tenho voz, assim como meus colegas do segmento masculino, e que tenho ideias como eles.

“Então, acho importante enviarmos essa mensagem para outras mulheres que estão ingressando no exército, para que saibam que também podem se destacar”.


FORÇA IGUALITÁRIA

Atualmente, mais de 13 mil mulheres militares compõem as fileiras do Exército Brasileiro em diversas áreas de atuação.

O General Vinícius, que comandou o Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras no período de formação da primeira turma de mulheres, destacou a importância do segmento feminino:

“É interessante ver como as mulheres militares vêm conduzindo as atividades dentro do Exército Brasileiro; ver a seriedade, o profissionalismo e a maturidade das mulheres no desempenho das diversas funções.

“Desde a Academia, a gente vê que não há distinção no tratamento e na condução das atividades. Isso quebra alguns tabus e mostra que elas vão conquistando seu espaço na Força Terrestre”.

No exercício CORE 23, oito mulheres militares compõem a Força Tarefa. A Segundo-Sargento Ingrid Freitas, da turma de 2011 do Serviço de Saúde, acredita que mesmo sendo minoria, a instituição vem reconhecendo o papel da mulher militar.

“Hoje, consigo vislumbrar o quanto o Exército se esforça para que nós possamos ocupar nossos espaços de forma igualitária”.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Do circuito à sua garagem: como a Honda transforma tecnologia de corrida em motores indestrutíveis usados por civis, militares e aventureiros extremos 09/05/2025
  • Pesquisador afirma que o Brasil está entre os três maiores exportadores de armas do mundo 09/05/2025
  • Com tecnologia optoeletrônica e Mach 12, Irã apresenta poderoso míssil Qasem Basir e alerta EUA: ‘Bases serão alvos se guerra nos for imposta’ 09/05/2025
  • F-15I Ra’am: a arma preferida de Israel para aniquilar alvos, supera o F-35 em poder de fogo e alcance extremo, com bombas de 900 kg que penetram bunkers e autonomia para atingir o Irã, o caça prova por que continua indispensável 09/05/2025
  • Plano secreto de Israel para Gaza vaza e acende alerta global: Conquista total, expulsão em massa da população e fim dos reféns 09/05/2025
  • Estados Unidos pressionam para rotular PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e enviá-los à prisão brutal de El Salvador — mas governo Lula reage e descarta seguir plano internacional 09/05/2025
  • Feito sem precedentes: Ucrânia pode ter batido recorde mundial ao neutralizar 11 mísseis russos com NASAMS em menos de dois minutos, redefinindo os padrões da defesa aérea moderna 09/05/2025
  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.