Em um salão grandioso da Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, o Ministério da Defesa (MD) começou no último dia 11 de dezembro os primeiros estudos para criação de uma carreira civil específica de Defesa para compor a estrutura de cargos da pasta.
A Escola Superior de Defesa (ESD) – já reportada pela Revista Sociedade Militar – é uma escola de altos estudos em Defesa ligada ao Ministério da Defesa, e realiza estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio, em temas de interesse da Defesa Nacional.
A ESD tem atualmente um comandante e um subcomandante militares. O primeiro é da Força Aérea e o outro do Exército Brasileiro. Interessante observar que na reunião menos de um terço dos participantes era composto por militares da ativa.
Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o tema, a pasta promoveu uma palestra ministrada pelo professor e Secretário Extraordinário para Transformação do Estado do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Francisco Gaetani.
Na abertura do encontro, o Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa, destacou a importância e o objetivo principal da palestra:
“Hoje, faz-se necessária a criação de uma carreira pública, que possua a capacidade de beneficiar o órgão, ao longo dos anos, no exercício de suas competências. Assim, o objetivo do provimento de servidores civis nesse novo quadro visa dotar o MD de uma força de trabalho perene e qualificada, que atue na formulação de programas e projetos inerentes à área de Defesa Nacional”, ressaltou.
O professor Francisco Gaetani é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Administração Pública pelo Departamento de Governo e em Administração Pública e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE). Atualmente, é professor do instituto Rio Branco e da Escola Nacional de Administração Pública.
Também estiveram presentes o Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, a Secretária-geral Adjunta do MD, Cinara Wagner Fredo, o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, além de representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, professores e outras autoridades civis e militares.