Muita gente entre as 37 mil pessoas que assistiram o vídeo publicado pelo Comandante do Exército nessa última semana antes do natal se surpreendeu com o tom assertivo e otimista do oficial, que na fala desafiou narrativas políticas. As palavras do oficial general, muito mais do que para a tropa, foram um contundente recado para o governo e para a sociedade como um todo. O vídeo recebeu mais de 690 comentários em resposta.
O período mais conturbado da história
Desde o início de sua gestão, quando assumiu a tropa no período histórico mais conturbado da história do Exército Brasileiro, o general Tomás tem repetido ordens que se tornaram quase um mantra, que o Exército Brasileiro seria apolítico, apartidário e caminha estritamente dentro de suas atribuições constitucionais. Todo o discurso do oficial foi no sentido de confirmar para o governo Lula e para a sociedade que os militares do Exército, enfrentando os novos desafios que são a pressão de políticos e parte significativa da sociedade, se manterão aquietados e interessados em “coisas de soldado” e que não faz sentido tentar depreciar o status da força nas redes sociais.
Destaques do discurso do General de Exército Tomás Miné
A mão amiga – “As chuvas também castigaram o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Constatei in loco como nossa tropa está preparada para socorrer a população aflita. Eram brasileiros fardados, ajudando os irmãos compatriotas, numa demonstração de união e de comprometimento de nossos militares, que não mediam esforços para resgatar as pessoas.
Chuva no Sul, seca no Nordeste e no Norte. No semiárido nordestino, nossa tropa, com a Operação CARRO PIPA, muitas vezes tem sido a única garantia de que haverá água no dia seguinte. Na Amazônia, a estiagem baixou o nível dos rios, mas não o ânimo da tropa para socorrer a população que depende de auxílio para sobreviver”
O Braço forte, as operações – “Protegendo a Amazônia dos CRIMES AMBIENTAIS, tão prejudiciais à biodiversidade, deflagramos, entre outras, a Operação PORAQUÊ – eu tive a oportunidade de estar ali, a qual bateu recordes ao destruir 72 dragas. O somatório de apreensões das operações conduzidas em nossa Amazônia correspondeu à redução de mais de 600 milhões de reais da atividade criminosa.”
A submissão ao governo Lula e às prescrições constitucionais – “Cada Soldado, preocupado com as coisas de Soldado, vai continuar desempenhando seu dever, para que possamos cumprir nossa MISSÃO CONSTITUCIONAL DE DEFENDER A PÁTRIA! “