O 1º Batalhão de Polícia do Exército (1º BPE) realizou uma cerimônia de honras fúnebres em memória de Mário Jorge Lobo Zagallo, tetracampeão mundial de futebol e ex-integrante da unidade. Zagallo, que faleceu aos 92 anos devido à falência múltipla dos órgãos, serviu como soldado no Exército em 1950 e teve uma carreira notável no futebol, tanto como jogador quanto técnico.

Zagallo, conhecido carinhosamente como “O Velho Lobo”, teve uma trajetória única no futebol mundial, sendo o único esportista a conquistar quatro títulos mundiais. Ele foi campeão em 1958 e 1962 como jogador, em 1970 como técnico, e em 1994 como coordenador técnico, além de ser vice-campeão em 1998.
O sepultamento ocorreu no cemitério São João Baptista, em Botafogo, Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, militares do 1º BPE prestaram as últimas homenagens a Zagallo, reconhecendo sua contribuição ao esporte nacional e seu serviço no Exército. A unidade onde Zagallo serviu na juventude mantém uma réplica autografada da camisa da Seleção Brasileira, em homenagem à sua passagem pela instituição.
Zagallo sempre demonstrou grande carinho pelo Exército Brasileiro, participando de diversas solenidades no 1º Batalhão de Polícia do Exército ao longo de sua vida. Sua morte representa uma grande perda para o esporte brasileiro e mundial.
Fonte: Exército Brasileiro, 08/01/2024.