Desde o final de abril, o Rio Grande do Sul vem sofrendo com os estragos causados por fortes chuvas e enchentes. Diante da situação de calamidade, o Exército Brasileiro (EB) se mobilizou para auxiliar a população gaúcha na retomada da vida normal.
Mas você sabe quais são os diversos recursos logísticos mobilizados pela força para auxiliar a população do Rio Grande do Sul?
As ações, que fazem parte da Operação Taquari 2, visam restabelecer a comunicação, o acesso a áreas isoladas e oferecer suporte básico aos desabrigados.
Pontes para Reconectar Comunidades
Para garantir a circulação de pessoas e veículos em áreas afetadas pelas inundações, o EB está instalando pontes desmontáveis e passadeiras flutuantes.
No dia 14 de maio, uma estrutura de alumínio foi montada sobre o Rio Pardinho, em Sinimbu, restabelecendo o acesso no interior do município.
Outra ponte, com capacidade para 80 toneladas, chegou do Mato Grosso do Sul e será fundamental para o escoamento de cargas em regiões isoladas.
Drones: Olhos nos Céus para Auxiliar Resgates e Logística
Auxiliando na busca por pessoas em situação de risco e no planejamento das ações logísticas, o Comando de Aviação do Exército está utilizando drones modelo Matrice 300 RTK.
Equipados com câmera de alta resolução e visão termal, os drones operam dia e noite, com alcance de até 15 km.
Internet Via Satélite: Conectando Comunidades Isoladas
Para garantir o acesso à internet em áreas sem comunicação, o 3° Centro de Telemática do EB distribuiu 150 dispositivos de conexão via satélite em Canoas.
Parte dos equipamentos foi doada por empresas em apoio à população gaúcha.
Combustível para as Operações de Socorro
O transporte de cargas pesadas por via fluvial está sendo viabilizado pela Engenharia do Exército, utilizando embarcações de manobra e a Portada Tática Krupp.
Através dessa operação, 12 mil litros de combustíveis foram entregues na região pelo 12° Batalhão de Engenharia, em parceria com a Marinha do Brasil.
Atendimento Médico e Distribuição de Donativos: Assistência Essencial aos Desabrigados
Postos de atendimento médico e distribuição de donativos foram instalados em diversos locais para garantir o acesso a serviços básicos para a população afetada.
Em Eldorado do Sul, o 3° Batalhão Logístico ofereceu consultas médicas, medicamentos, donativos, água potável, cobertores, roupas, alimentos e ração animal. Foram entregues cobertores, roupas, alimentos, água e ração para animais.
Desde o dia 30 de abril, o EB vem atuando no Rio Grande do Sul, realizando resgates, transportando desalojados e ribeirinhos, desobstruindo vias, oferecendo atendimento médico e distribuindo donativos.