O Departamento de Defesa dos Estados Unidos aprovou a venda de 12 helicópteros Sikorsky UH-60M Black Hawk para o Exército brasileiro. A informação foi divulgada na última sexta-feira, 24 de maio, pela agência de cooperação em defesa segurança. A encomenda brasileira, informa o site Airway, cogitada há meses, agora depende do aval do Congresso dos EUA como parte do programa de Vendas Militares ao Exterior (FMS).
O valor do acordo é estimado em US$ 950 milhões, cerca de R$ 4,9 bilhões. Desse total, quase a metade corresponde às aeronaves, enquanto o restante é destinado a serviços e equipamentos.
“O Governo do Brasil solicitou a compra de doze (12) helicópteros UH-60M Black Hawk; trinta e quatro (34) motores T700-GE-701D (24 instalados, 10 sobressalentes); vinte e oito (28) Sistemas de Posição Global Embarcados EAGLE-M com Navegação Inercial (EGI) ou equivalente funcional (24 instalados, 4 sobressalentes); e vinte e quatro (24) sistemas de rádio AN/ARC-231A”, detalha o comunicado da agência.
Segundo o governo dos EUA, a venda “apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um importante parceiro regional que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul.”
Os helicópteros serão usados para transporte de tropas, segurança de fronteiras, evacuação médica, assistência humanitária, socorro em desastres, busca e resgate, e apoio à manutenção da paz.
O Exército brasileiro já opera o Black Hawk, tendo recebido quatro S-70 (versão civil com capacidades militares) em 1997. A Força Aérea e a Marinha também utilizam o modelo Sikorsky em versões diferentes.