A cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, foi presenteada no dia 29/06 com uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.
O evento foi promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) como parte das comemorações dos 120 anos de nascimento do marechal aviador Casimiro Montenegro Filho, patrono da Engenharia da Aeronáutica e da Academia Nacional de Engenharia.
Montenegro Filho foi criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), instituições que foram o embrião da Embraer, além de ter sido pioneiro do Correio Aéreo Militar.

Da Orla do Mirante Mário Galvão, o público ficou com os olhos atentos para o céu, vibrando a cada manobra apresentada pelas sete aeronaves A-29 Super Tucano.
Para o vice-diretor-geral do DCTA, major-brigadeiro David Almeida Alcoforado, é muito simbólico dividir com a população este momento de celebração dos 120 anos de nascimento do marechal Casimiro Montenegro, pois foi ele quem idealizou todo complexo científico-tecnológico e de inovação da aeronáutica em São José dos Campos (SP).
“Acredito que uma apresentação como esta permite à população reconhecer essa conquista e tudo o que foi planejado naquela época e que hoje se materializa no nosso grande complexo aeroespacial, formado aqui pelo Cluster Aeroespacial (empresas do setor aeroespacial brasileiro). Portanto, é justo compartilhar isso com o povo, que tão bem acolhe o DCTA em suas terras”, enfatizou o major-brigadeiro David.
Para Gisele dos Santos Leite, moradora de São José dos Campos, assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi incrível:
“Foi uma grata surpresa, diferente de tudo que já havia visto. Foi muito legal, realmente impressionante e emocionante“, afirmou.
BERÇO DA ENGENHARIA AERONÁUTICA
Ao considerarmos a Engenharia Aeronáutica, é comum associar imediatamente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
Foi em São José que o então tenente-coronel Casimiro Montenegro Filho estabeleceu os fundamentos para o ensino e pesquisa em engenharia voltada à aviação durante a década de 1940.
Devido ao seu significativo impacto na área, é reconhecido como o patrono da Engenharia Aeronáutica.
Segundo registros do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), ele acreditava que somente seria possível desenvolver uma Indústria Aeronáutica no Brasil, se o país dispusesse de uma escola que proporcionasse formação técnica de alto nível.
Assim, nos anos 1950, surgiram o Centro Técnico de Aeronáutica, atual DCTA, e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – considerado o berço da profissão no país.
SOBRE A ESQUADRILHA
A Esquadrilha da Fumaça tem mais de 70 anos de história e mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e exterior.
Diante do reconhecimento nacional e internacional, o EDA concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.