Um novo concurso para investigadores da Polícia Civil está em planejamento e já foi confirmado. Serão oferecidas 1.000 vagas para o cargo de Oficial Investigador de Polícia. As oportunidades são destinadas para a PC do Espírito Santo.
O concurso foi confirmado pelo secretário de Estado da Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, durante cerimônia de entrega dos novos veículos para o Corpo de Bombeiros realizada nessa terça-feira, dia 8.
Contudo, a liberação do certame ainda depende da aprovação do projeto de lei que cria o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP). Se aprovado, o cargo irá unificar três outros cargos já existentes: o de investigador, agente de polícia e escrivão. A expectativa é que o projeto seja encaminhado pelo governador Renato Casagrande à Assembleia Legislativa nos próximos dias.
Segundo o sindicato das polícias do Espírito Santo, o Sindipol, a previsão orçamentária para realização do concurso já está inserida na Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2025 e está tramitando na Assembleia Legislativa.
Requisitos e salários
Para ser um investigador da PC do ES é necessário que o candidato possua nível superior completo em qualquer área de formação.
O salário inicial previsto para o cargo é de R$ 5.726,60. O último concurso realizado pela corporação aconteceu em 2018, quando foram ofertadas 173 vagas entre cargos de nível médio e superior. Para a carreira de investigador, no entanto, foram oferecidas apenas 15 vagas.
Na ocasião, foram aceitas as seguintes áreas de formação para o cargo:
- Ciências Contábeis;
- Odontologia;
- Medicina Veterinária;
- Ciências Econômicas;
- Direito;
- Psicologia;
- Química;
- Farmácia;
- Biomedicina;
- Ciências Biológicas;
- Engenharia (diversas áreas).