RSM - Revista Sociedade Militar
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Setores Estratégicos Automotivo

Adeus motores elétricos? Novo motor de 38 kg e 120 cv de potência, da multinacional IN Engine, promete ser a salvação para os veículos movidos a combustão a gasolina e diesel

Inovação em automação: o motor e-X da IN Engine, pesando 38 kg, lidera com eficiência térmica superior 40%, reduzindo ruídos e vibrando o mercado automotivo

por Alisson Ficher
23/11/2024
A A

O mercado automotivo enfrenta mudanças intensas, impulsionado pela busca por soluções mais eficientes e sustentáveis. Nesse contexto, tecnologias como o motor e-X da IN Engine, os elétricos, e o uso de hidrogênio como combustível ganham destaque. Com apenas 38 kg, o e-X se posiciona como uma alternativa promissora para veículos movidos a gasolina, rivalizando com a eficiência de motores diesel. Sua arquitetura compacta e inovadora promete redefinir o transporte, integrando conceitos de eficiência, desempenho e sustentabilidade que podem moldar o futuro da mobilidade global.

Ao contrário dos motores dois tempos tradicionais, conhecidos por serem barulhentos e poluentes, o e-X quebra paradigmas. Ele apresenta um design de pistão oposto, com quatro pistões de cada lado compartilhando câmaras de combustão. Essa configuração permite que o motor complete um ciclo de combustão por cada meia revolução da cambota, entregando dois ciclos de combustão por revolução — algo nunca visto antes em motores convencionais. Essa eficiência mecânica contribui para uma maior eficiência térmica, que ultrapassa 40%, comparável aos melhores motores diesel.

Design inovador do e-X elimina queima de óleo, reduz espaço e revoluciona projetos automotivos

O e-X é sua operação sem a necessidade de queima de óleo para lubrificação ou resfriamento. Isso é feito separadamente, como nos motores quatro tempos, eliminando muitas desvantagens dos motores dois tempos. Além disso, o design compacto reduz significativamente o espaço ocupado no veículo, permitindo maior versatilidade em projetos automotivos.

Propulsor redefine eficiência e desempenho: compacto, potente e ideal para aplicações híbridas e elétricas

O motor e-X foi testado em um protótipo Mazda MX-5 Miata e apresentou resultados notáveis. Com apenas 500 cm³, o motor entregou 120 cavalos de potência a 6.000 rotações por minuto e um torque aproximado de 15,5 kgf.m. Apesar de seu tamanho reduzido, o desempenho foi comparável a um motor 1.8 convencional, ocupando metade do espaço e sendo significativamente mais leve. O consumo específico de combustível, ou BSFC, ficou em torno de 195 g/kWh, rivalizando com os motores diesel mais eficientes e superando os motores a gasolina tradicionais que marcam cerca de 250 g/kWh.

Esses números destacam o potencial do e-X em aplicações tanto convencionais quanto híbridas, principalmente como um extensor de autonomia para veículos elétricos. Sua capacidade de funcionar em um ou ambos os lados, movendo mais de um eixo simultaneamente, é outra característica que amplia suas possibilidades de uso.

Hidrogênio: o combustível do futuro no motor e-X da IN Engine

A IN Engine está expandindo sua visão com o desenvolvimento de uma versão de 700 cm³ do e-X, que será compatível com combustíveis sintéticos, hidrogênio e gasolina. Essa evolução alinha-se aos objetivos de neutralidade de carbono estabelecidos pela União Europeia para 2035, preparando o propulsor para atender às rigorosas normas Euro 7.

Embora haja especulações sobre limitações no torque do e-X, a empresa acredita que seu motor tem potencial para revolucionar a indústria automotiva. Além de oferecer uma alternativa eficiente e sustentável aos motores tradicionais, ele pode reduzir a necessidade de baterias pesadas em veículos híbridos, tornando-os mais acessíveis e práticos para longas distâncias.

Motores elétricos lideram a transformação no mercado automotivo

Mesmo em um cenário dominado pelo elétrico, o motor e-X da IN Engine prova que ainda há espaço para inovação nos motores a combustão interna. Compacto, eficiente e sustentável, ele desafia os padrões estabelecidos e aponta para um futuro em que a combinação de tecnologia avançada e sustentabilidade possa coexistir.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Força Aérea Brasileira reforça atuação no Sudeste com a Base Aérea do Galeão, transporte de tropas, reabastecimento em voo, ações humanitárias e manutenção de aeronaves como o KC-390 e o A330 21/05/2025
  • O que cai na prova da Polícia Federal 2025? Veja o conteúdo por cargo e prepare-se! 21/05/2025
  • “Sou militar e não aguento mais…” – o desabafo de um aluno da ESA – A discussão sobre salário, saúde e carreira nas Forças Armadas 21/05/2025
  • Porta-aviões do céu? China exibe aeronave que lança 100 drones e desafia a lógica militar; a nova “nave-mãe” chinesa 21/05/2025
  • Exército fecha cerco no Alto Rio Negro e na terra Yanomami: veja como as operações golpeiam o garimpo ilegal 21/05/2025
  • PUBLICADO concurso da Polícia Federal: 1.000 vagas para agentes, escrivães, delegados, peritos e papiloscopista! Saiba todos os detalhes do concurso mais aguardado do ano 21/05/2025
  • Brasil: potência militar adormecida ou só mais um país dependente? A força – e a fraqueza – da indústria militar brasileira 21/05/2025
  • Tem nível médio completo e ainda não garantiu sua inscrição no concurso administrativo da Polícia Federal? Última chance! 21/05/2025
  • Segurança Pública não é caso só de Polícia: Coronel Marcelo Nogueira defende pacto institucional e critica uso político das UPPs 20/05/2025
  • A “cantada” de um Cabo numa Tenente da Aeronáutica — “Ah, Tenente, pena que seu coração já tem dono!” 20/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.