Bolsonaro é um risco à reeleição de Dilma? Afinal, quem é o Representante da Direita? Bolsonaro, Feliciano, Caiado… ?
A candidatura de Bolsonaro não pode ser minimizada, se concretizada é um risco real para a reeleição de Dilma Roussef.
A direita brasileira mantém acesa a esperança de ter um candidato forte para a presidência do Brasil. Muita gente acreditava no General Heleno, mas este não aceitou a candidatura, e ainda disse que militares devem permanecer longe de política.
Essa semana Bolsonaro entregou uma carta ao presidente de seu partido se apresentando para ser indicado para o mais alto cargo político do país. A direita está eufórica? Não é bem assim. É sensato afirmar que Jair Bolsonaro ainda não possui status político suficiente para ser eleito presidente do Brasil. Mas é bem verdade que pode colher alguns milhões de votos, e que é um nome capaz de jogar areia nos projetos do PT.
A Revista Sociedade Militar, ainda em março de 2013, publicou artigo (Aqui) afirmando que Jair Bolsonaro, se fosse candidato em 2014, receberia cerca de 15 milhões de votos. No mesmo artigo foi mencionado que uma espécie de “tríade”, formada por Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Marco Feliciano, poderia levar as eleições para o segundo turno e, após isso, derrotar Dilma por meio de uma aliança inteligente, formada pela oposição.
Sabemos que a existência de poucos candidatos expressivos, que representem bem as várias linhas de pensamento, beneficiaram a eleição de Dilma Roussef em 2010. Nas últimas pesquisas (abril 2014) a percentagem de votos nulos, em branco e indecisos ultrapassou 37%. Esses eleitores, insatisfeitos com os candidatos que se apresentam até agora, possivelmente se enquadrariam em uma das novas opções colocadas. Notem que Dilma colheu apenas 37% das intenções de voto.
Em 2010 a percentagem de abstenções, nulos e brancos ultrapassou 25%. Nessa eleição somente três candidatos tiveram mais de 860 mil votos. Dilma obteve 47 milhões, Serra ficou com 33 milhões e Marina com 19 milhões. O que se seguiu, Plínio, teve apenas 860 mil votos.
Definitivamente a presença de pelo menos cinco nomes fortes nas próximas eleições é a melhor maneira de derrotar o PT. Bolsonaro pode definitivamente acabar com a farra do PT.
Robson A.D.Silva
https://sociedademilitar.com.br