RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias e Atualidades

Defesa obrigada a revelar dados censurados e críticas contra GENERAL MINISTRO

por Robson Augusto
24/02/2021
A A

Exercito obrigado a revelar dados censurados e críticas contra GENERAL Fernando Azevedo.

“… Comentários ofensivos e/ou difamatórios”

Após questionamento da REVISTA SOCIEDADE MILITAR o Ministério da Defesa foi obrigado a informar número de descurtidas em vídeo gravado pelo proprio ministro.

Em primeiro momento Fernando AZEVEDO se negou a responder a nosso questionamento.

Embasada na lei que GARANTE ACESSO A INFORMAÇÕES e obriga autoridades a revelar dados, a revista insistiu e, após apelar para a CGU, obtivemos a resposta  com os dados abaixo, que atestam que a família militar recebeu negativamente a fala do Ministro da Defesa no final de dezembro, na chamada mensagem de Natal.

O número de impressões negativas (descurtidas), que soam como críticas, é cerca de 500% maior que o de impressões positivas.

Número de curtidas: 480.

Número de descurtidas: 2.951.

Número de comentários postados: 575.

Ainda que incompletos, os números mostram que o chamado PÚBLICO INTERNO, que são os militares e familiares, parecem não enxergar Fernando Azevedo com simpatia.

Muitos comentários deletados falavam em hipocrisia e traição e a defesa ainda insiste em censurar os mesmos, dando a impressão de que o ministerio não é receptivo e democrático no que diz respeito a críticas por parte da sociedade.

A defesa se nega ainda a fornecer a transcrição dos comentários, estamos articulando sobre como obter os mesmos judicialmente.

RESPOSTA DA DEFESA

Após consulta ao órgão competente da administração central deste Ministério, o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC-MD) informa o que se segue.

Primeiramente, é relevante considerar que o vídeo em apreço, publicado no dia 21 de dezembro de 2020, às 13h57min, é uma peça institucional de caráter motivacional concebida com o propósito especial de transmitir uma mensagem do Ministro de Estado da Defesa aos servidores da Pasta, por ocasião das festividades alusivas ao Natal e à chegada do novo ano. No transcorrer do vídeo, o ministro aborda as ações realizadas pelo Ministério durante o ano de 2020.

Outrossim, com respeito ao respectivo serviço de gestão dos perfis de mídias sociais oficiais, é oportuno sublinhar a existência do Código de Conduta nas Redes Sociais do MD, que rege as interações entre a instituição e os internautas. Tal código está disponível desde a época em https://www.gov.br/defesa/pt-br/arquivos/etica/codigoa_dea_condutaa_nasa_redesa_sociais.pdf e prevê:

Comentários e mensagens de usuários que apresentem conteúdos indevidos poderão ser removidos desses canais sem aviso prévio. Isso vale para:

● Comentários que contenham número de telefone, endereço, e-mail, CEP e número de documentos ou qualquer conteúdo que represente risco ao usuário ou à instituição;

● Comentários e mensagens com conteúdos ofensivos, obscenos, difamatórios, ilegais, racistas, preconceituosos, ameaçadores, abusivos e/ou depreciativos aos produtos/serviços/colaboradores do Ministério da Defesa, outras organizações públicas ou indivíduos;

● Comentários e mensagens com conteúdos não relacionados ao tema da publicação ou que infrinjam os Termos de Uso da Rede Social em questão; e

● Comentários e mensagens em que há propaganda e/ou venda de algum produto ou serviço, pessoal ou de outras empresas, assim como práticas de spam e autopromoção.

O Ministério da Defesa reserva-se ao direito de excluir usuários que ajam em discordância ou manifestem contrariedade às regras acima, ou que adotem comportamentos que, de alguma forma, seja dissonante às leis brasileiras, à ética ou à moralidade.

Nesse contexto, conforme e-mail dessa CGU, e não obstante a regularidade dos procedimentos adotados a respeito da postagem em apreço, o Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD) tem a compartilhar:

(item 1)Número de curtidas: 480.

(item 2)Número de descurtidas: 2.951.

(item 3)<span;> Número de comentários postados: 575.

(item 4)Os comentários foram excluídos por afrontarem o Código de Conduta nas Redes Sociais do MD .

(item 5) Cabe aos órgãos públicos permitirem e estimularem interação da sociedade em suas redes sociais, ainda que tal participação seja realizada em tom de crítica ou em discordância com as políticas públicas adotadas pela instituição. Neste contexto, cabe ressaltar, ainda, que é de responsabilidade do órgão assegurar a higidez no ambiente virtual de seus perfis na web.

Isto posto, no dia 23 de dezembro de 2020, por volta de 15h, foi identificado um movimento descontextualizado do tema inerente à respectiva postagem,  incluindo comentários ofensivos e/ou difamatórios.

Assim, o setor responsável pelo monitoramento dos perfis de mídias sociais oficiais do Ministério da Defesa, haja vista o volume de menções inadequadas, houve por bem imprimir observância ao citado código de conduta e fechar a linha de comentários, fins inibir o efeito conhecido como “manada” ou “comportamento de manada”, de maneira que a linha do tempo de interações não fosse utilizada para dar continuidade ao ato infringente em comento acima, que ultrapassou a capacidade de moderação do citado setor, e excluir as postagens.

(item 6) Todos os procedimentos adotados na gestão das redes sociais da Defesa, tal como o bloqueio em análise, compõem parte da rotina operacional de seus operadores, não necessitando de ordem específica. Basta que o setor competente verifique a ocorrência de comportamento coletivo que infringe o código para adotar as medidas necessárias ao impedimento da continuidade.

Atenciosamente, Serviço de Informações ao Cidadão – SIC
Ministério da Defesa – MD

Publicado na Revista Sociedade Militar.

Comentários após os anúncios
Ver Comentários

Artigos recentes

  • 99% das missões cumpridas: Embraer com KC-390 na exposição DSEI no Japão 18/05/2025
  • EUA se reconcilia com Ucrânia e envia presente inusitado: Caças ‘zumbi’ que não voam, mas podem vencer a guerra 18/05/2025
  • Pentágono inicia caça às bruxas e expulsa 1.000 soldados trans após ordem de Trump 18/05/2025
  • Trump quebra o silêncio e revela o F-55, o novo caça bimotor secreto dos EUA que pode aposentar o F-35, e ainda anuncia o retorno triunfal do lendário F-22, agora com uma versão atualizada e ainda mais letal: o Super F-22 18/05/2025
  • A afirmação do Ministério da Defesa às pensionistas de militares: “não há direito adquirido à assistência médico-hospitalar” nas Forças Armadas 18/05/2025
  • Nutrição para o TAF: 5 alimentos obrigatórios para não reprovar no Teste de Aptidão Física 18/05/2025
  • A realidade para as mulheres no Serviço Militar precisa ser dita: por que elas não podem chegar a general ou subtenente? 18/05/2025
  • Investigação por IA demonstra que o Exército é reprovado pela sociedade por usar soldados como “pilastras humanas” para salto de cavalos: análise de sentimentos revela 85% de críticas 17/05/2025
  • Rolls-Royce troca o asfalto pelos céus e se torna gigante militar com nova missão nos caças Typhoon: Empresa fecha acordo de mais de R$ 3 bilhões com o Reino Unido e passa a comandar motores dos caças mais letais da Europa 17/05/2025
  • China desvenda novo avanço tecnológico que pode criar ‘navios fantasmas’, formando um exército de embarcações falsas que enganam radares e mísseis inimigos, dominando a guerra eletrônica e inovando a defesa global 17/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e comercial@sociedademilitar.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.