Em meio as acusações de que o Exército teve uma parcela de culpa no que aconteceu em 8 de janeiro em Brasília e desconfianças de membros do partido petista, o General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes foi substituido como Chefe do Comando Militar do Planalto pelo General de Divisão Ricardo Piai Carmona, que tomou posse no CMP, em Brasília, na última quinta-feira (23 de março).
A cerimônia de passagem de comando foi presidida pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e contou com a presença de oficiais-generais, representantes das demais Forças Armadas, autoridades do Poder Judiciário, além de convidados civis e militares.
Em seu discurso de despedida, o General Dutra agradeceu a todos que contribuíram para sua história no comando e expressou entusiasmo por enfrentar um novo desafio no Estado-Maior do Exército. Ele também manifestou seu apoio ao sucesso contínuo do CMP.
O General Carmona, por sua vez, elogiou a passagem de comando e destacou o legado deixado por seu antecessor. Ele ressaltou sua convicção em enfrentar os desafios futuros e se inspirar nos ex-comandantes que fizeram do Comando Militar do Planalto uma referência para o país e para a capital federal.