O General de Divisão Francisco Humberto Montenegro Junior, que assinou a portaria exonerando o Coronel R/1 do Exército, Adriano Camargo Testoni, do Hospital das Forças Armadas, em 10 de janeiro, recebeu a Medalha da Vitória em portaria assinada no dia 27 de março pelo Ministro da Defesa.
O Coronel em questão foi exonerado após ser flagrado em vídeo xingando as Forças Armadas durante os atos de 8 de janeiro. Após a exoneração, o Coronel publicou um vídeo pedindo desculpas: “…a emoção tomou conta“. Apesar de ser da reserva, Adriano trabalhava no Hospital das Forças Armadas (HFA), na Assessoria da Divisão de Coordenação Administrativa e Financeira.
Medalha da Vitória
Segundo o Ministério da Defesa, a Medalha da Vitória existe para condecorar os militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares, organizações militares e instituições civis nacionais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos Ex-Combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.
Lista de condecorados
Além do General citado, outras 198 “personalidades civis e militares” foram condecoradas pelo Ministro com a Medalha da Vitória. Confira na portaria GM-MD Nº 1.811, de 27 de março de 2023, a lista completa.