
O Senador e ex-vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, em entrevista concedida a Folha, afirmou que o governo Lula “quer tratar os militares como cidadãos de segunda categoria”. O General criticou a PEC do governo que esta sendo elaborada para proibir que militares da ativa exerçam cargos políticos.
“Na realidade, ela quer tratar os militares como cidadãos de segunda categoria. A legislação é muito clara: se o militar vai concorrer a um cargo eletivo, ele vai ter que se filiar a um partido político e entrar em licença ”.
“Se você tem uma pessoa dentro do Exército, Marinha ou Força Aérea com competência específica para um cargo, você vai deixar de usar aquele servidor que nós, a nação, treinamos, conseguimos os meios para ele estudar e se aperfeiçoar?”, questionou.
Exército: temido e respeitado
Ao comentar sobre o papel das Forças Armadas no país, o senador foi enfático ao dizer que: “O Exército não tem de ser amado nem querido. O Exército tem de ser temido. É para isso que ele existe”. O senador ressaltou que o Exército deve ser temido por outros países, enquanto o povo brasileiro deve respeitá-lo.
Ele afirmou ainda que os militares não estão preocupados em estabelecer regras para a participação de integrantes das Forças na política.
Leia a entrevista completa no site da Folha.