
A forma de ingresso na Força Aérea Brasileira mais conhecida, e também nas outras Forças Armadas, é o concurso público. O concurso público é a escolha natural para aqueles que querem, e sonham, entrar no serviço público e militar. Mas o que a maioria não sabe é que é possível entrar na FAB sem a necessidade de realizar um concurso, veja a seguir como:
Eventualmente divulgamos aqui na Revista Sociedade Militar uma seleção que é realizada através de um Processo Seletivo Simplificado. O Processo Seletivo Simplificado nada mais é do que uma forma de ingresso no serviço público sem a necessidade de realização de um concurso público com ampla concorrência e toda aquela burocracia. Mas tem um porém.
O porém é que através desta forma de ingresso você só pode prestar um serviço temporário, ou seja, não tem carreira e ao atingir o tempo máximo você é dispensado sem qualquer direito a remuneração, pensão ou previdência, mas é uma boa para aqueles que querem receber um bom salário por um tempo e te dá tempo para estudar para um concurso com a tranquilidade necessária.
Serviço Militar Voluntário – SMV
O SMV é o que você deve procurar dentro dos canais oficiais da Força Aérea para acompanhar as vagas abertas e os processos seletivos em andamento. Aqui na Revista Sociedade Militar temos uma página específica de concursos e seleções que você pode acessar clicando aqui, salve ela nos favoritos e habilite as notificações para ser avisado sempre que um processo novo for publicado.
O SMV é a modalidade de ingresso nas Forças Armadas em caráter temporário e voluntário sem a realização de concurso público.
Os requisitos básicos para poder concorrer a uma vaga geralmente são ensino fundamental, médio ou superior concluído nas áreas de interesses da vaga, ser brasileiro, a idade geralmente vai até os 40 anos, mas pode ser maior dependendo do processo seletivo. Algumas vagas exigem nível técnico, habilitação profissional, comprovação de experiência profissional e até já ter servido anteriormente como militar.
O Tempo máximo que um militar pode servir nas forças armadas de forma temporária são 8 anos. Então caso você consiga uma vaga, tenha em mente que esse é o seu tempo máximo e você será desligado ao atingi-lo.
Caso você já tenha servido como recruta ou no CPOR/NPOR, pode voltar a servir como voluntário, lembrando que o tempo que você já serviu conta no limite de 8 anos.