Pela primeira vez, o Exército Brasileiro participou do exercício Bright Star, treinamento conjunto composto por 34 nações sob a liderança dos Estados Unidos e Egito. O treinamento, que está na 18ª edição, foi realizado de 31 de agosto a 14 de setembro, no Egito, segundo informações do Noticiário do Exército.
O objetivo é incrementar a capacidade de resposta das forças armadas de diferentes nações, em ação conjunta, para atuar em cenários de defesa e segurança regional no Oriente Médio e Norte da África.
O treinamento Bright Star ocorre bienalmente desde 1981. A operação conjunta entre nações proporciona às forças militares de diferentes países praticarem a cooperação combinada, em cenários que envolvem desde operações humanitárias até missões de combate em ambientes desafiadores.
Em 2023, as atividades iniciaram com o treinamento das tropas para o tiro de armas combinadas. Em seguida, foram realizadas operações militares em terreno urbano, exercícios de defesa química, biológica, radiológica, e nuclear, operações anfíbias, ações de segurança cibernética, prática de técnicas de contra dispositivo explosivo improvisado, dentre outras atividades.

O Exercício foi concluído com uma grande operação, que explorou todas as capacidades adquiridas, incluindo uma demonstração de assalto contra região ocupada por terroristas, envolvendo desembarque anfíbio e assalto coordenado de tropas blindadas apoiadas por fogos aéreos e de artilharia.
BRASIL É CONVIDADO
Entre as 34 nações envolvidas no Exercício, 19 participaram com envio de tropas e equipamentos militares e outras 15 enviaram observadores militares. Em 2023, o Brasil foi convidado pelo Ministério da Defesa do Egito a enviar observadores ao Treinamento Conjunto Bright Star.
Atuou como observador brasileiro o Coronel Mario de Carvalho Neto, atual Adido de Defesa, Naval e Exército do Brasil junto à República Árabe do Egito.
O Coronel Carvalho apontou que será de grande valia às Forças Armadas do Brasil enviarem tropas para a participação da próxima edição, que ocorrerá em 2025, pois esse tipo de exercício pode colaborar com a atualização do sistema de Doutrina Militar Terrestre.
Segundo o oficial, o treinamento também pode ser de grande valia para aprimorar as capacidades do Exército Brasileiro no trabalho em conjunto, desenvolver táticas comuns e compartilhar conhecimentos e experiências com outras nações amigas.
Abaixo um vídeo de reabastecimento em voo durante o exercício conjunto Bright Star de 2023.
https://www.youtube.com/watch?v=LpU0enhM2Hk