Uma ação interagências entre a Marinha do Brasil (MB) e a Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de mais de 4,5 toneladas de cocaína na manhã desta terça-feira (19), na costa do estado de Pernambuco. Essa foi a maior apreensão de drogas realizada no mar brasileiro.
A ação faz parte da Operação “Ágata Nordeste”, que representa um esforço conjunto das forças de segurança e fiscalização para combater os crimes transfronteiriços e ambientais.
Durante a ação, um Navio-Patrulha de 500 toneladas, da MB, que transportava os agentes da Polícia Federal, abordou a embarcação “PALMARES 1”. No momento da abordagem, havia cinco tripulantes na embarcação, que tinha como destino a África.
A apreensão ocorreu a 18 milhas náuticas de Recife (PE), o que equivale a, aproximadamente, 33 quilômetros. Após apreendida, a “PALMARES 1” foi rebocada pelo Navio-Patrulha para o Porto do Recife.
OPERAÇÕES INTERAGÊNCIAS
O ambiente operacional marítimo e fluvial brasileiro é amplo, com 5,7 milhões de km² de área marítima, denominada Amazônia Azul, e 64 mil km de malha hidroviária planejada. Essa imensa área é porta de entrada e de saída para o comércio nacional e internacional, movimentando, de forma significativa, a economia brasileira.
Contudo, ela é também ambiente de diversas ameaças como a pesca ilegal, contrabando e tráfico de entorpecentes.
Para proteger e monitorar as Águas Jurisdicionais Brasileiras, a Marinha desenvolveu o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). A ferramenta integra diversos equipamentos e sistemas e está conectada às redes de órgãos como PF, Ibama, Receita Federal, Petrobras e outros. As informações obtidas por meio do SisGAAz contribuem para a realização de operações decorrentes de Inteligência Marítima.
Os números mostram que as ações conjuntas têm alcançado resultados relevantes no combate a ilícitos. De 2020 até o momento, elas resultaram na apreensão de cerca de:
- 18 toneladas de cocaína,
- 4.3 toneladas de haxixe,
- 695 toneladas de cigarro,
- 113,34 toneladas de pescado,
- 14 toneladas de maconha; e
- 3.146 m³ de madeira.
A Marinha coopera com órgãos federais para a repressão aos delitos, quanto ao uso do mar, águas interiores e áreas portuárias, podendo ser na forma de apoio logístico, de inteligência, de comunicações, como também na área de instrução.
A Operação “Ágata Nordeste” é apenas uma das diversas operações interagências que ocorrem durante o ano.
A Marinha possui três Navios-Patrulha de 500 toneladas, pertencentes à Classe “Macaé”. Eles têm a missão de contribuir para a segurança do tráfego marítimo e para a defesa dos interesses estratégicos brasileiros na Amazônia Azul, por meio de atividades de patrulhamento, de inspeção naval e de salvaguarda da vida humana no mar.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
COMANDANTE ALEGA CRISE ORÇAMENTÁRIA
Como publicado na Revista Sociedade Militar, em 4 de maio de 2023, ao participar da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), no Senado Federal, o Almirante Olsen, comandante da Marinha declarou:
“(…) a realidade hoje é esta: por imposição e por restrições severas de orçamento, que impedem a devida manutenção ou reaparelhamento da Força, vejam as senhoras e os senhores que eu, até 2028, darei baixa em 40% da Força.”
“É inadmissível uma Força que não tenha capacidade de causar dano, e capacidade de causar dano exige treinamento, exige munição, exige óleo, exige manutenção dos seus bens. Então, exatamente em função daquele quadro orçamentário, nós temos perdido capacidade de atuação em todo aquele espaço.”
“Vejam a idade dos navios, a disponibilidade, [o que] necessariamente, me força, até 2028, à desativação desses meios operacionais numa ordem de 40% simplesmente porque alcançam o limite. O material tem uma vida e a partir de um determinado momento ele passa a ser antieconômico”, disse o Comandante da Marinha.