
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, publicou nesta sexta-feira (24/11) no Diário Oficial da União, uma série de decretos promovendo oficiais das Forças Armadas nas ordens do Mérito Naval, Militar e Aeronáutico, dentre eles muitos generais.
Entre os promovidos, destaca-se o Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que foi elevado ao grau de Grã-Cruz na Ordem do Mérito Naval. Na mesma data, o Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita também foi promovido ao grau de Grã-Cruz, mas na Ordem do Mérito Aeronáutico.
Na Ordem do Mérito Militar, os Generais de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro e Francisco Humberto Montenegro Junior foram promovidos ao Grau de Grã-Cruz. Além disso, dez Generais de Divisão foram promovidos ao Grau de Grande-Oficial e dezoito Generais de Brigada ao Grau de Comendador.
As promoções entraram em vigor a partir de 25 de novembro de 2023. As ordens do Mérito Naval, Militar e Aeronáutico são condecorações concedidas pelo presidente da República, como Grão-Mestre, a militares e civis que se distinguiram no exercício de sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao país. Abaixo a lista das autoridades militares que receberam a honraria.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXI, da Constituição, e na qualidade de Grão-Mestre da Ordem do Mérito Naval, resolve:
PROMOVER, no Quadro Ordinário da Ordem do Mérito Naval, ao grau de Grã-Cruz:
Almirante de Esquadra EDGAR LUIZ SIQUEIRA BARBOSA.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXI, da Constituição, e na qualidade de Grão-Mestre da Ordem do Mérito Militar, resolve:
PROMOVER, no Quadro Ordinário do Corpo de Graduados Efetivos da Ordem do Mérito Militar:
I – ao Grau de Grã-Cruz:
General de Exército MAURÍLIO MIRANDA NETTO RIBEIRO; e
General de Exército FRANCISCO HUMBERTO MONTENEGRO JUNIOR;
II – ao Grau de Grande-Oficial:
General de Divisão REINALDO SALGADO BEATO;
General de Divisão CLÁUDIO HENRIQUE DA SILVA PLÁCIDO;
General de Divisão FERNANDO BARTHOLOMEU FERNANDES;
General de Divisão SÉRGIO REZENDE DE QUEIROZ;
General de Divisão JAYRO ROCHA JUNIOR;
General de Divisão ANYSIO LUIZ CRESPO ALVES NEGRÃO;
General de Divisão JOSÉ LUIS ARAÚJO DOS SANTOS;
General de Divisão MARCUS ALEXANDRE FERNANDES DE ARAUJO;
General de Divisão RICARDO DE CASTRO TROVIZO; e
General de Divisão ADRIANO FRUCTUOSO DA COSTA; e
III – ao Grau de Comendador:
General de Brigada DIÓGENES DE SOUZA GOMES;
General de Brigada RODOLFO ROQUE SALGUERO DE LA VEGA FILHO;
General de Brigada RICHARD WALLACE SCOTT MURRAY;
General de Brigada MARCUS AUGUSTO BASTOS NEUVALD;
General de Brigada EVANDRO LUIS AMORIM ROCHA;
General de Brigada ERLON PACHECO DA SILVA;
General de Brigada DEOCLECIANO JOSÉ DE SANTANA NETTO;
General de Brigada FREDERICO OTAVIO SAWAF BATOULI;
General de Brigada ROBERTO FURTADO BATISTA;
General de Brigada FRANCISCO DE ASSIS COSTA ALMEIDA JÚNIOR;
General de Brigada RONALD ALEXANDRE MANDIM DE OLIVEIRA;
General de Brigada RICARDO AUGUSTO MONTELLA DE CARVALHO;
General de Brigada IGOR LESSA PASINATO;
General de Brigada LUCIO ALVES DE SOUZA;
General de Brigada ALERRANDRO LEAL FARIAS;
General de Brigada SANTIAGO CESAR FRANÇA BUDÓ;
General de Brigada ABELARDO PRISCO DE SOUZA NETO; e
General de Brigada PABLO JOSÉ LIRA DE ALMEIDA.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXI, da Constituição, e na qualidade de Grão-Mestre da Ordem do Mérito Aeronáutico, resolve:
PROMOVER, no Quadro Ordinário do Corpo de Graduados Efetivos da Ordem do Mérito Aeronáutico, ao grau de Grã-Cruz, o Tenente-Brigadeiro do Ar ARY SOARES MESQUITA.
Fonte: Diário Oficial da União