As Forças Armadas – compreendendo a Marinha, o Exército e a Aeronáutica – desempenham atividades cruciais para o país que são pouco conhecidas pela população. Este artigo, parte da série “Militares e as Batalhas que ninguém vê” da Revista Sociedade Militar, foca especificamente na sinalização náutica, uma tarefa complexa e essencial executada pela Marinha do Brasil ao longo de toda a costa nacional. Essa tarefa é vital para a movimentação segura de mercadorias, facilitando a entrada e saída de produtos do país.
A sinalização náutica no norte do país é tão complicada de se manter quanto é essencial para a navegação. “Descendo” do Norte para baixo, possuímos vários grandes Rios: Oiapoque, Calçoene, Cassiporé, Flechal, Araguarí … Até chegarmos na Barra norte do Amazonas, onde se encontra um dos locais de navegação mais desafiadores do planeta. A quantidade de água que o gigantesco rio despeja no oceano pode chegar a 300 mil metros cúbicos por segundo, um volume aproximadamente 150 vezes maior que o do Rio Nilo, seu concorrente mais próximo. Esse fluxo imenso de água complica significativamente a navegação e as variações abruptas de profundidade representam riscos invisíveis aos grandes navios de carga.
Grandes empresas de transporte frequentemente pressionam para que seja permitida a passagem de navios de maior calado pelo canal da Barra Norte. Contudo, aqueles que já navegaram por lá com embarcações de grande porte sabem que a situação é bem mais complexa do que aparenta.
Navegar no estuário do Amazonas é geralmente uma experiência tensa para os responsáveis por conduzir grandes navios. Ali é um daqueles locais onde a praticagem se mostra essencial. Qualquer erro mínimo pode resultar em acidentes de grandes proporções com consequências catastróficas para a natureza. O local é o ponto de encontro entre a força imensa do rio mais volumoso do planeta e o poderoso Oceano Atlântico, gerando águas turbulentas e ondas irregulares. Não raro, embarcações menores acabam virando.
É comum que navios e lanchas da Marinha do Brasil, durante patrulhamento ou em missões de manutenção da sinalização náutica, encontrem náufragos agarrados a destroços ou ao que sobrou de pequenas embarcações que naufragaram.
Fainas (missões / tarefas) executadas*
Nesse ambiente inóspito, em pleno sábado, 24 de dezembro, enquanto a maior parte das famílias estão reunidas em suas casas, se preparando para a ceia de natal, 5 militares esperam um momento de relativa tranquilidade e usando um pequeno bote de alumínio, desembarcam da grande lancha da Marinha do Brasil, que outrora foi um barco de pesca.
As ondas inevitavelmente molham tudo e todos, o militar que maneja o motor de popa tem que ser hábil para que o bote, muito carregado, não seja apanhado de lado por uma onda.
Chegando na praia – sem distinção de posto ou graduação – os militares se esforçam para carregar as pesadas baterias até o farol Taiá. Naquele contexto não há espaço para hierarquização das tarefas, cada um deles, dois sargentos, dois cabos e um oficial superior, comandante do Serviço de Sinalização Local, encontram sua melhor maneira para carregar os 30 quilos de chumbo e plástico.
Os pés afundam na lama pegajosa que vez por outra chega até os joelhos, fazendo com que os 200 metros de caminhada até o farol sejam sentidos como se fossem mais de um quilômetro.
A tarefa é árdua, mas a missão tem que ser cumprida. Mais cedo alguns navegantes haviam informado por rádio sobre dois importantes sinais náuticos “apagados” (inoperantes), um deles é o farol Taiá, para onde a equipe se dirige no momento.
O sinal é composto por uma estrutura de ferro com cerca de 10 metros de altura com uma pequena, mas poderosa lanterna em seu topo. Além de uma fotocélula, as baterias são indispensáveis para que a lâmpada permaneça acesa e “piscando” no intervalo de tempo exato, o que faz com que o sinal possa ser reconhecido pelas embarcações gigantescas que dependem da sinalização náutica para entrar no Rio Amazonas pelo canal principal, distante cerca de 20 quilômetros.
Ao chegar no sinal os militares se deparam com um grande e muito comum problema, que poderia causar o fracasso da missão, um ninho enorme de cabas construído na escada de acesso. Caba, caba-açú ou marimbondo-cavalo são nomes regionais dos perigosos marimbondos-caçadores, conhecidos pelo altíssimo índice de dor de suas picadas.
Para os militares há duas opções, subir bem devagar no sinal e tentar trocar as baterias ou atear fogo no ninho. A opção escolhida foi subir calmamente, para não agitar os insetos porque ateando fogo nunca se consegue eliminar todos. Dois sargentos, os mais experientes, tomam a frente e sobem até o alto. É preciso autocontrole para não se desesperar caso os insetos comecem a picar. Picadas de caba causam mortes por toda a Amazônia, a dor está entre os níveis mais altos. Mas, na tarefa realizada o perigo maior está na reação do operador caso os insetos decidam atacá-lo enquanto trabalha no alto da torre. O pânico a mais de 10 metros de altura pode significar a morte, principalmente quando se está a mais de 100 quilômetros do socorro mais próximo.
Tudo correu bem, os sargentos conseguiram chegar até o topo sem ser picados enquanto outro militar trocou a bateria numa plataforma um pouco mais abaixo. Constatou-se um defeito na lanterna e a mesma foi substituída. A faina toda durou cerca de 25 minutos.
A equipe em seguida recolheu o material e voltou para a lancha maior. Só um militar foi picado, na orelha, e as conversas no retorno eram em tom de chacota sobre a picada ter sido justamente no oficial, o único que não subiu na torre. “A caba era cabo”, brincou um sargento.
Conversavam também sobre a velocidade conseguiriam alcançar no retorno se pegassem a mare enchendo, empurrando a grande lancha em direção à Macapá.
Esperavam chegar em casa ainda no dia 25 a tempo de almoçar com a família. Contudo, no caminho de volta ainda restabeleceriam a boia Carolina, o outro sinal náutico a reparar naquela missão.
Perto da Ponta Negra
Ao mesmo tempo, ainda na bacia amazônica, a cerca de 300 quilômetros dali, outro grupo de militares desembarca do bote em um velho navio naufragado com apenas parte do casco a vista. A chaminé foi pintada de verde e branco, se transformando em um farolete que hoje leva o nome da embarcação – Yacumama. Os militares, sargentos e cabos, técnicos de sinalização náutica, se equilibram com extremo cuidado sobre o que resta da embarcação, que hoje é uma estrutura frágil, corroída por décadas de contato com a água do rio Pará, braço Sul do Amazonas.
Pra piorar a coisa, a tarefa no Yacumama tem que ser realizada rapidamente, aproveitando-se o pico da vazante, momento em que é possível caminhar sobre o que resta da estrutura original e entrar por baixo da velha e carcomida chaminé.
O sacrifício vale o risco. O sinal náutico com cerca de 10 metros de altura é muito importante, tanto para sinalizar o perigo isolado causado pela embarcação semi-submersa, que tem mais de 30 metros de comprimento, quanto para auxiliar na rota de navegação dos cargueiros que passam pelo canal mais distante.
A área é conhecida pela enorme quantidade de piratas e por isso algumas ações táticas e técnicas são necessárias. Obviamente – por questões de segurança – não serão mencionadas nesse texto.
O farol estava apagado e verificou-se que o painel solar que alimenta o equipamento estava completamente coberto por dejetos de pássaros. Um alívio, dessa vez foi simples. Bastou uma limpeza para que tudo voltasse a funcionar.
Retornaram para a lancha e em poucas horas estariam em casa, na cidade de Belém do Pará.
Os dois relatos acima, reais, são transcrições adaptadas de missões ocorridas há algum tempo. E são apenas exemplos de inúmeros momentos vividos por militares que trabalham na atividade de Sinalização Náutica no Brasil. Quando questionados sobre o assunto dizem, como é de se esperar: “Fazemos apenas a nossa obrigação.”
Eficácia da SINALIZAÇÃO NÁUTICA
Além das tarefas já conhecidas de patrulhamento, polícia naval, operações junto da polícia federal, operações de resgate etc., a Marinha têm entre suas incumbências a manutenção da sinalização náutica dentro de índices de eficácia estabelecidos internacionalmente.
Graças à dedicação dos militares das áreas de hidrografia, navegação e sinalização náutica, que diuturnamente monitoram e estudam os mínimos detalhes a costa das regiões onde desempenham suas funções, são raríssimos os casos de acidentes marítimos de grande porte em nosso país.
Ninguém deseja que um cargueiro repleto de combustível encalhe e se quebre ao meio na foz do Rio Amazonas, causando destruição no frágil ecossistema amazônico.
Além de proporcionar mais segurança para a navegação, há vários outros benefícios trazidos por uma sinalização náutica eficaz. Entre eles estão o barateamento dos custos de transporte das mercadorias que entram e saem de nosso país e o incentivo à implementação de cruzeiros marítimos / turísticos com destino a nossa costa.
É tarefa árdua manter sob controle os sinais náuticos em uma costa gigantesca como a nossa. Há sinais em lugares extremamente longínquos e inóspitos. Como exemplo cita-se o Farol Orange, na foz do Oiapoque. O melhor acesso é por helicóptero, mas vez por outra a vegetação densa e de rápido crescimento inviabiliza o heliponto. Para se chegar lá por mar, além de centenas de milhas náuticas, é preciso vencer uma barreira natural quase intransponível, com lama que ultrapassa a linha da cintura, tornando quase impossível o transporte de qualquer equipamento.
Militares da Marinha e Exército Brasileiro operando na foz do Oiapoque. Ao fundo o farol ORANGE – 2002 / Imagem Robson
A Marinha do Brasil atualmente mantém mais de 1000 sinais náuticos sob sua responsabilidade direta e outros milhares sob sua supervisão e os índices de eficácia estão sempre dentro dos padrões estabelecidos.
A sinalização náutica pode ser considerada além de ofício extremamente necessário, um verdadeira arte. A atividade mantém tradições e história que atravessam gerações. No Brasil muitos sinais náuticos são considerados monumentos históricos e ponto de atração para turistas de todo o planeta.
Todo navegador sabe que em certos locais e em certas condições meteorológicas, independente da quantidade de equipamentos eletrônicos que se possui, a certeza da segurança só é alcançada quando se avista a luz do farol a piscar no horizonte.
*Na marinha a palavra FAINA significa trabalho árduo que envolve várias pessoas. / **Frase de Gustaf Dálen – Nobel de física. / Imagem de lançamento de equipamento de fundeio encontrada em: https://www.marinha.mil.br/nomar-online/16062015/3.html?page=43