A Revista Sociedade Militar publicou em outubro de 2023 matéria sobre a realização de um antigo sonho do Presidente Lula: levar o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para o nordeste brasileiro.
O ITA é uma instituição da Força Aérea Brasileira (FAB) referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou o prestígio da instituição de ensino:
“O ITA é um orgulho para todos, uma das instituições mais conceituadas do mundo, com excelência não só na graduação como também na pós-graduação, na pesquisa e inovação”, disse.
O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro afirmou que o novo ITA “é um presente para o Nordeste brasileiro. Estamos invertendo o fluxo de oportunidades dos futuros cientistas que nascerão aqui. Eles não precisarão sonhar em ir para o Sul. Poderão ficar no Ceará, porque aqui a educação foi bem aproveitada. O Ceará e os nordestinos vão colher este fruto”, acrescentou.
FAB REALIZA SONHO DE LULA
Hoje, 19 de janeiro de 2024, Lula participou, no início da tarde, da cerimônia de lançamento da Pedra fundamental do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na Base Aérea de Fortaleza (CE).
O evento marca a criação do campus cearense, a fim de possibilitar as reformas e ampliações para o início das atividades em 2027. A nova unidade contará com dois novos cursos estratégicos e inovadores: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.
“A vida inteira eu tive uma obsessão de terminar as desigualdades entre o Nordeste e o restante do Brasil. Eu não quero que o Nordeste tenha as coisas tiradas dos outros estados, a única coisa que eu quero é que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que tenha qualquer outro estado dos mais ricos desse País. E a educação é a base fundamental”, afirmou Lula.
O campus avançado do ITA no Ceará será a segunda unidade do Instituto e a primeira fora da cidade de São José dos Campos (SP). A expectativa é que o vestibular para os dois cursos da nova unidade ocorra ainda em 2024.
Sua primeira turma deverá ser acolhida, em 2025 e 2026, no campus de São Paulo e, em 2027, as atividades serão passadas para a unidade do Ceará.
LULA AGRADECE (…E O EXÉRCITO TAMBÉM)
O Presidente, também nesta sexta-feira, 19, só que na parte da manhã, em sua última agenda em Pernambuco participou da cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste, no Recife.
Na sequência, acompanhou a solenidade de assinatura do termo de compromisso para construção da Escola de Sargentos do Exército.
A Revista Sociedade Militar publicou em junho de 2023 excerto do artigo “INSANOS, AUTORITÁRIOS E NEGACIONISTAS”, de autoria do professor Heitor Scalambrini Costa, e publicado pelo site da Universidade Católica de Pernambuco.
Segundo o professor, o transplante da nova ESA para a mata atlântica nordestina é mais complexo do que o Exército quer fazer parecer e pode trazer consequências sérias para o meio ambiente da região.
Para Heitor, “a manipulação das informações é tanta que a proposta de construção da Escola de Sargentos em Pernambuco, entre os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba e Camaragibe, é vista pelos exterminadores do futuro como algo de positivo para o Estado.”
“O disparate e a insanidade são de tal magnitude que, caso o desmatamento seja realizado, colocará em risco os recursos hídricos do sistema Botafogo, principal fonte de fornecimento de água que atende os municípios localizados na Zona Norte da Região Metropolitana do Recife (Olinda, Igarassu, Paulista e Abreu e Lima), com uma população estimada em mais de 700.000 pessoas.”

“Os argumentos injustificáveis para tal empreendimento negam a ciência, além de autoritários e sem nenhuma fundamentação técnico-científica que justifique este monstruoso desmatamento de uma floresta estabelecida. Aceitar a promessa de replantio da floresta desmatada, em outro local, carece de no mínimo algum sinal de inteligência.”
Mas Lula não tem a mesma visão do acadêmico nem da maioria dos ambientalistas. Pelo contrário, a julgar pelo discurso em que elogia e agradece o cuidado do Exército com as áreas que serão devastadas para dar lugar à Escola de Sargentos, Lula dá sinais de que prefere sacrificar o presente político (leia-se: apaziguar relações com os militares) pelo futuro da comunidade local.
https://twitter.com/mzconteudo/status/1748387366971040211