RSM - Revista Sociedade Militar
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Geopolítica

Caos no Haiti: canibalismo, gangues armadas e evacuação de embaixadas nas ruas de Porto Príncipe

Presidente haitiano solicitou à comunidade internacional a intervenção de uma força de segurança apoiada pelas Nações Unidas

por Rafael Cavacchini
10/03/2024
A A

A Embaixada dos EUA no Haiti evacuará parte do seu pessoal da capital do país devido à violência desenfreada entre gangues. De acordo com a embaixada, com sede em Porto Príncipe, “o aumento da violência de gangues no bairro próximo aos complexos da Embaixada dos EUA e perto do aeroporto levou à decisão do Departamento de Estado de providenciar a saída de pessoal adicional da embaixada”.

O Haiti entrou em colapso. De acordo com relatos, o presidente não está mais no país. Foto: Reprodução / X / Twitter

A embaixada, no entanto, permanece aberta. Anteriormente, os EUA alertaram seus cidadãos a “deixar o Haiti o mais rapidamente possível através de opções de transporte comercial ou outras opções de transporte privadas disponíveis”.

No início deste mês, gangues armadas orquestraram fugas das duas maiores prisões do Haiti, exigindo a renúncia do primeiro-ministro do país caribenho, Ariel Henry. O líder haitiano, contudo, não está atualmente no país.

Henry, por sua vez, solicitou à comunidade internacional a intervenção de uma força de segurança apoiada pelas Nações Unidas.

Estado de Emergência

Em resposta, autoridades haitianas prorrogaram o estado de emergência e o toque de recolher. Ao mesmo tempo, batalhas ferozes pelo poder continuam a assolar Porto Príncipe. O aeroporto internacional e o principal porto da capital estão fechados. Além disso, a polícia nacional do país – juntamente com outros aparelhos estatais – está à beira do colapso.

Estimativas sugerem que gangues armadas controlam mais de 80% da capital. Há relatos inclusive que algumas gangues tem realizado rituais canibalísticos contra seus rivais mortos. 

https://twitter.com/stillgray/status/1766686433614684173?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1766686433614684173%7Ctwgr%5Efe3e943de323ff2420295099a37e4729a9b7a2df%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.newsweek.com%2Fhaiti-crisis-us-embassy-evacuates-staff-gang-violence-escalates-1877632

Desde o início de 2024, cerca de 1.200 pessoas morreram e quase 700 ficaram feridas na violência entre gangues, segundo a ONU. Em 2023, quase 4 mil foram a óbito, com outras 3 mil sequestradas durante os combates.

A crise política e econômica alimenta sobretudo uma emergência humanitária iminente. De acordo com a própria ONU, “o sistema de saúde está à beira do colapso”. Além disso, a água potável está acabando e mais de 300 mil pessoas já saíram de suas casas.

“Se Ariel Henry não renunciar, se a comunidade internacional continuar a apoiá-lo, estaremos caminhando direto para uma guerra civil que levará ao genocídio”, disse o influente líder de gangue haitiano Jimmy Chérizier – também conhecido como Barbecue.


Revista Sociedade Militar

Comentários após os anúncios
Ver Comentários

Artigos recentes

  • As vantagens de ser um dos 19 aliados preferenciais dos EUA: militares brasileiros entre os 19 países extra-OTAN com privilégios para as Forças Armadas 23/05/2025
  • Após chacotas sobre pintar meio-fio, militares do Exército assumem de fato manutenção de praça municipal em Belém do Pará 23/05/2025
  • Troca de 780 prisioneiros de guerra entre Rússia e Ucrânia chama a atenção do mundo: acordo foi fechado após reunião em Istambul, mesmo com ataques e sem previsão de cessar-fogo 23/05/2025
  • Vale a pena fazer o concurso da Polícia Federal? Inscrições começam nesta segunda-feira! 23/05/2025
  • Saiu concurso para o Tribunal de Contas da União (TCU): vagas de nível médio com salário que passa de R$ 15 mil 23/05/2025
  • Mais de 13 mil militares da reserva prestam serviço às Forças Armadas como PTTC: 117 oficiais generais foram reempregados 23/05/2025
  • Pressão no orçamento: PEC obriga Brasil a investir pesado nas Forças Armadas 23/05/2025
  • Mais uma chance: concurso Administrativo da Polícia Federal reabre inscrições! Nível médio com salário acima de R$ 7 mil 23/05/2025
  • Almirante Olsen é obrigado a explicar no STF se houve plano de golpe nas Forças Armadas 23/05/2025
  • Exército, Marinha e FAB ocupam 510 mil km² da Amazônia para proteger fronteiras e combater crimes 23/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e comercial@sociedademilitar.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.