As últimas postagens do Exército Brasileiro no Twitter, rede considerada como a mais política das 3 maiores (Instagram, Facebook e Twitter) , e onde a força tem sido alvo de milhares de críticas, indicam que – sob o comando do General de Exército Tomás Miguel Miné – o Centro de Comunicação do Exército Brasileiro tem atuado exatamente como uma grande empresa em busca de melhorar a “reputação da marca”.
Em sua diretriz emitida no início do governo Lula o comandante do Exército determinou que os setores ligados à comunicação social dessem ênfase aos aspectos ligados à chamada “mão amiga” do Exército.
Análises de sentimento em redes sociais dos perfis do Exército, publicadas pela Revista Sociedade Militar, indicam uma performance bastante negativa nos últimos meses, incluindo a evasão de seguidores em algumas redes, como o Instagram.
Os oficiais do setor aparentemente identificaram que postagens mencionando operações militares e treinamento com armas não são as que geram maior resultado nessa linha e que as pautas mais populares e com maior possibilidade de engajar e reconquistar o seu público são ligadas àquilo que a grande mídia alardeia. Nos últimos dias, próximos do Dia da Mulher, por exemplo, foram várias postagens relacionadas à conquistas e oportunidades para mulheres.
As últimas postagens da força no X (antigo Twitter) são quase todas ligadas ao dia internacional da mulher e à assistência social.
A despeito do caráter social das postagens, o número de comentários considerados como negativos continua bastante alto. Só o tempo dirá se a estratégia do general Tomás, implementada pelo Centro de Comunicação Social do Exército, será bem sucedida no sentido de recuperar o status e reptação da marca Exército Brasileiro.