O almirante Alfredo Karam foi homenageado por várias autoridades na cerimônia de lançamento do submarino Toneleiro. Entre aqueles que cumprimentaram o oficial estavam o presidente Lula e o presidente francês Emmanuel Macron.
“quero cumprimentar o ex-ministro Karam, porque não é só porque ele foi ministro, é que amanhã ele estará completando 100 anos de idade … eu disse pra ele que ele tá com cara de quem vai viver até 120…”
Karam foi o último ministro da marinha do governo militar e um dos primeiros militares a sugerir que o Brasil deveria possuir um submarino nuclear. Aqueles que conhecem a história da Marinha e do próprio Alfredo Karam se assustaram um pouco com a homenagem, já que o almirante, que nasceu em 28 de março de 1925, só completa 100 anos de idade em 2025.
Segundo apurado pela Revista Sociedade Militar, várias fontes, incluindo Wikipedia, a própria Marinha em publicações internas e jornal Última Hora, que entrevistou o oficial em 20 de março de 1984, quando assumiu o comando da marinha do Brasil, confirmam a data de nascimento do oficial.
“O novo ministro da Marinha, almirante-de-esquadra Alfredo Karam, nasceu no Rio de Janeiro em 28 de
março de 1925. Filho de Foaud Karam e Latife Jabor Karam, o novo ministro entrou na Marinha em abril de
1941 como praça, aspirante a guarda- marinha, o que ocorreu em 1945. Naquele ano ele foi promovido a segundo-tenente…” [Jornal Ultima Hora – RJ. 20 de março de 2984)
O marketing em torno da figura do longevo oficial general e do seu suposto e adiantado aniversário de 100 anos não para por aí. A Revista Sociedade Militar foi informada que a Marinha do Brasil pode estar preparando um grande evento na Força de Submarinos para essa semana, o objetivo é comemorar os supostos 100 anos do militar.